Pular para o conteúdo

Revista Brasileira de Informática na Educação

Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE (ISSN 2317-6121), criada em 1997, é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior. Foi a primeira revista criada no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). De 1998 a 2001, a revista publicou dois volumes por ano. De 2002 a 2004 foram publicadas duas edições por ano (sendo um volume para cada ano). De 2005 a 2019, foram publicadas três edições por volume (por ano). Desde 2020, a publicação passou a ser em fluxo contínuo.

A revista busca reunir e publicar trabalhos de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Procura-se disseminar as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.

Política de revisão por pares
A RBIE publica trabalhos originais em Português, Espanhol e Inglês. Todos os trabalhos submetidos à publicação nesta revista são avaliados por pelo menos dois avaliadores de forma duplamente anonimizada (double-blind peer review), mais um membro do Corpo Editorial da RBIE. Trabalhos premiados em conferências parceiras são avaliados também são avaliados por pelo menos dois avaliados de forma anonimizada simples (single-blind peer review). O tempo médio de avaliação é 6 meses. O corpo editorial é formado por Professores Doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.

Política de acesso aberto
RBIE oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Audiência
Pesquisadores da área de Informática na Educação e educadores interessados nos avanços e inovações da tecnologia para a Educação.

Taxa de processamento de artigos
A RBIE não cobra nenhuma taxa para submissão e publicação de trabalhos.

Para acessar a página da RBIE, clique no botão abaixo.