Relação completa do artigos premiados no XIICongresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) no ano de 2024.
III Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI 2024)
1º Lugar
Título: Inovação em MOOC: estratégias para o Ensino de Pensamento Computacional a Pessoas Surdas Autores e Instituição: Ana Carla Kruger Leite (IFES), Márcia Gonçalves de Oliveira (IFES), Gabriel S. Nascimento Xavier (IFSP) Link do artigo na SOL
2º Lugar
Título: Desenvolvimento de um metrônomo adaptado para o ensino de música a pessoas com deficiência auditiva Autores e Instituição: Samuel Merson (IFPB), Lauro Stephan (IFPB), Francisco Medeiros (IFPB), Alexandre D’Andrea (IFPB), Radamir Sousa (IFPB) Link do artigo na SOL
3º Lugar
Título: Um olhar para as primeiras edições do Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão: compreendendo as relações estabelecidas Autores e Instituição: Josemar da Silva de Oliveira (UNIOESTE), Clods Boscarioli (UNIOESTE) Link do artigo na SOL
II Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE 2024)
Melhor trabalho - Completo
Título: Avaliação do uso de um aplicativo móvel voltado para o cuidado em saúde Autores e Instituição: Rafaela Jardim (UFRGS, IFRS), Dauster Souza Pereira (UFRGS, IFB), José Valdeni de Lima (UFRGS), Raquel Gomes (UFRGS) Link do artigo na SOL
Melhor trabalho - Resumido
Título: Explorando o potencial das IAs Generativas no Ensino de Matemática: Uma proposta de material educacional digital Autores e Instituição: Silvino Marques da Silva Junior (IFPI), Gildon César de Oliveira (IFPI), Fábio Pinheiro da Luz (IFPI) Link do artigo na SOL
Melhor trabalho - Relato de Experiência
Título: Tecnologia na Escola: Usando realidade virtual para introduzir o atletismo no ensino fundamental Autores e Instituição: Carolina de Carvalho Amaral (UNESP), Soellyn Elene Bataliotti (UNESP) Link do artigo na SOL
I Workshop de Informática na Educação Inclusiva (WIEI)
Melhor trabalho
Título: Adaptação de questões avaliativas para estudantes neurodivergentes: uma arquitetura computacional fundamentada em inteligência artificial generativa Autores e Instituição: Julio César da Costa Silva (IFSULDEMINAS), Hiran Nonato M. Ferreira (IFSULDEMINAS) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Arquitetura pedagógica para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista: uma proposta baseada na gamificação inclusiva Autores e Instituição: Bianca Goulart dos Santos (UFRGS), Leticia Sophia Rocha Machado (UFRGS) Link do artigo na SOL:
Menção honrosa
Título: Uso da inteligência artificial por surdos para correção de textos escritos Autores e Instituição: Ana Carla Kruger Leite (IFES), Márcia Gonçalves de Oliveira (IFES), Gabriel S. Nascimento Xavier (IFSP) Link do artigo na SOL
Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso - CTD-IE
Graduação
1º Lugar
Título: Adaptation and psychometric investigation of the Gameful Experience Questionnaire (GAMEFULQUEST) in Brazilian Portuguese Autores e Instituição:Luiz Junior (UFPB), Wilk Oliveira (Tampere University – Finland) Link do artigo na SOL
Mestrado
1º Lugar
Título: EMPADARIA – framework para o desenvolvimento de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos Autores e Instituição: Walter Carvalho (UFABC), Carla Rodriguez (UFABC), Rafaela Rocha (UFABC) Link do artigo na SOL
2º Lugar
Título: Concepção e Validação de um Jogo Digital para Avaliar Habilidades de Pensamento Computacional Autores e Instituição: Daniel Nipo (UFRPE), Rodrigo Rodrigues (UFRPE), Rozelma França (UFRPE) Link do artigo na SOL
3º Lugar
Título: Alfaba: Desenvolvimento de uma Ferramenta Multissensorial com Interface Tangível para o Suporte à Alfabetização de Crianças com Dislexia Autores e Instituição: Laura Jurgina (UFPel ), Marilton Aguiar (UFPel), Tiago Primo (UFPel) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Model LEEM: Evaluating and improving the learner experience with the use of DICTs Autores e Instituição: Gabriela Dos Santos (UFPR), Deivid Silva (UFPR), Natasha Valentim (UFPR) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: A systematic and comparative analysis of the impacts of hybrid learning in public schools: integration of gamification tools in team-based taxonomy Autores e Instituição: Franciely Moreira (IFTM), Danielli Araújo Lima (IFTM) Link do artigo na SOL
Doutorado
1º Lugar
Título: Modelo Socioafetivo baseado em Learning Analytics para Auxiliar Professores no Acompanhamento de Estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Autores e Instituição: Jacqueline Akazaki (UFRGS), Leticia Machado (UFRGS), Patricia Alejandra Behar (UFRGS ) Link do artigo na SOL
2º Lugar
Título: CiberTRIBOrgue: experiências ciborgues apoiando a educação musical Autores e Instituição: Thiago Santos (UNIRIO), Mariano Pimentel (UNIRIO), Edméa Santos (UERJ), Denise Filippo (UERJ) Link do artigo na SOL
3º Lugar
Título: Contribuições para Identificação e Recuperação de Recursos Educacionais Abertos de Programação Introdutória Autores e Instituição: William Simão de Deus (USP), Ellen Francine Barbosa (USP) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Abordagem para apoio ao Design de Recursos de Ajuda para Linguagens de Programação Visual baseadas em Bloco Autores e Instituição: Carmem Brezolin (IFSul), Milene Silveira (PUCRS) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Uaffect: Um Modelo para Classificação e Predição de Estados Afetivos em Ambientes Educacionais Através da Análise de Históricos de Contextos Autores e Instituição: Sandro Dorneles (IFRS), Débora Barbosa (Universidade Feevale), Jorge Barbosa (Unisinos) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Using Artificial Intelligence to Strengthen Joint Attention in Children with Autism Autores e Instituição: Nathália Valentim (UFU), Fabiano Dorça (UFU), Valéria Asnis (UFU), Nassim Chamel Elias (UFSCAR) Link do artigo na SOL
Concurso de Software Educacional - Apps.Edu
Protótipos
1º Lugar
Título: BOOLACE: Jogo Educacional para auxiliar o ensino e a aprendizagem de lógica proposicional Autores e Instituição: Marcio Flavio Souza (IFES), Márcia Oliveira (IFES), Maria Alice Souza (IFES) Link do artigo na SOL
2º Lugar
Título: A lenda do tesouro: as medidas de tendência central e medidas de dispersão Autores e Instituição: Daniel Nipo (UFRPE), Josevandro Barros Nascimento (UFRPE), Vladir Liras Veras Xavier de Andrade (UFRPE), Rodrigo Rodrigues (UFRPE) Link do artigo na SOL
3º Lugar
Título: Alfaba: Uma ferramenta multissensorial com interface tangível para suporte à alfabetização Autores e Instituição: Laura Jurgina (UFPel), Leomar Rosa Junior (UFPel), Tiago Primo (UFPel) Link do artigo na SOL
Menção Honrosa
Título: AutiViva: Um software para auxiliar pessoas autista a tomarem decisões do dia a dia Autores e Instituição: João Ricardo Serique Bernardo (UFAM), Alexander Emerson Batalha Carlos (UEA), Fernanda Pires (UEA), Marcela Pessoa (UEA) Link do artigo na SOL
Produtos
1º Lugar
Título: Inovaula: Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para o desenvolvimento profissional de professores Autores e Instituição: Carlos Silva (UFPE), Alex Gomes (UFPE), Leandro Queiros (UFPE) Link do artigo na SOL
Menção Honrosa
Título: Homero: Uma plataforma de EaD com inteligência artificial para aprendizagem adaptava e personalizada Autores e Instituição: Rondinelli Machado (iRede), Marcos Nascimento (UECE), Mitchel Bomfim (UECE), Claudio Fortier (iRede), Antonio Serra (IFCE), Vladir Silveira (UECE) Link do artigo na SOL
Workshop de Informática na Escola - WIE
Trilha 1 - Relatos de experiências com Tecnologias Digitais na Educação
Melhor Artigo
Título: Fazendo uso de Inteligência Artificial para ensinar música para crianças surdas Autores: Cristiano da S. Benites (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Ismar Frango Silveira (Universidade Presbiteriana Mackenzie) Link do artigo na SOL
Trilha 2 - Relatos de experiências envolvendo Pensamento Computacional ou Programação nos Ensino Fundamental ou Médio
Melhor Artigo
Título: Uma Arquitetura Pedagógica para a Construção de Micropráticas de Pensamento Computacional no Contexto do Ensino de Ciências Autores: Jadson do Prado Rafalski (IFES), Márcia Gonçalves de Oliveira (IFES), Ramon Rosa Maia Vieira Junior (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) Link do artigo na SOL
Trila 3 - Formação de recursos humanos com Tecnologias Digitais na Educação e seu impacto na sociedade
Melhor Artigo
Título: Defensor Digital 60+: uma proposta de metodologia para inclusão digital da pessoa idosa Autores: João Bernardo (UEA) Beatriz Moura (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), Rebecca Mattos (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), Itala FIalho (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), Kennya Brito (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade), Marcelo Pinheiro (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), Marcela Pessoa (UEA) Link do artigo na SOL
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE
Trilha 1 - Metodologias e Tecnologias Digitais para a Educação
Melhor Artigo
Título: Objeto Tangível para Estudo de Trigonometria do Triângulo Retângulo Autores: Gabriel de Souza Leitão (IFAM), Edwin Monteiro (UFAM), Raimundo Barreto (UFAM) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Automata Theory in Computing Education: A Systematic Review Autores: Júlia Veiga da Silva (UFPEL), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL), Luciana Foss (UFPEL) Link do artigo na SOL
Trilha 2 - Gamificação, Jogos Digitais, Robótica e Tecnologias Imersivas na Educação
Melhor artigo
Título: Level-Up: um processo gamificado para a sala de aula Autores: André Luiz de Souza Brito (UFRN), Charles Andrye Galvão Madeira (UFRN) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Palavras ao Ar: um jogo digital de descoberta de novas palavras e seus significados para auxiliar na alfabetização Autores: João Lucas Mayrinck (UFV), Fábio Bastos (UFV), Álvaro Oda (UFV), Ana Carolina Gondim Inocêncio (UFJ), Maria Antonia Baraldi Névoa (UFJ), Marcos Wagner de Souza Ribeiro (UFJ), Pedro Moises Sousa (UFV) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Processos de Software para Jogos Digitais: uma Revisão Terciária da Literatura Autores: Marcos Vinícius Bezerra Benigno (UFRJ), Eldânae Nogueira Teixeira (UFRJ), Claudia Maria Lima Werner (UFRJ) Link do artigo na SOL
Trilha 3 - Fatores Humanos em Tecnologia Digital para a Educação
Melhor Artigo
Título: Interação Tangível: Avaliação da Usabilidade de uma Ferramenta Educacional Tangível sob a Perspectiva de Crianças e Jovens com Síndrome de Down Autores:Laura Quevedo Jurgina (UFPel), Eduarda Pereira Medeiros (UFPel), Tiago Duarte Mackedanz (UFPel), João Pedro Lopes (UFPel), Lui Gill Aquini (UFPel), Fernando Moreira (Universidade Portucalense), Leomar Soares da Rosa Junior (UFPel), Tiago Thompsen Primo (UFPel) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Why should I Trust You? A Survey on Interpersonal Trust in Virtual Learning Environments Autores: Marcelo Pereira Barbosa (IFPI), Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Interação também é inclusão na educação: avaliando a comunicabilidade mediada por leitor de tela em sistemas acadêmicos de instituições federais Autores: Gabriel Ferrari de Barros (UFMT), Denis Bruno da Silva Reis (IF Goiano), Rafael Souza Honorato (UFMT) Anna Júlia Cordeiro (IF Goiano), Taynara Cerigueli Dutra (IFSC), Cleon X. Pereira Júnior (IF Goiano), Renan Vinicius Aranha (UFMT) Link do artigo na SOL
Trilha 4 - Inteligência Artificial na Educação
Melhor Artigo
Título: CLaRiCe: Uma abordagem neural para a correção automática de redações Autores: João Vitor S. Tavares (UFAL), Luiz Rodrigues (UFAL), Diego Dermeval (UFAL) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: EBTutor: Uma Proposta de Sistema Tutor Inteligente na Aprendizagem Baseada em Competências no Exército Brasileiro Autores:Cláudia S. da Silva (IME), Treice O. Moreira (IME), Isabel Fernandes (Uniamérica / Cesufoz), Claudio Passos (CP II), Maria Claudia R. Cavalcanti (IME), Julio Cesar Duarte (IME), Ronaldo R. Goldschmidt (IME) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Natural Language Processing Approaches for Accrediting Students on Extracurricular Activities Autores: João Pedro F. M. Cavalcante (UnB), Mayara C. Marinho (UnB), Vinicius Ruela Pereira Borges (UnB) Link do artigo na SOL
Trilha 5 - Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação
Melhor Artigo
Título: Análise das Respostas do ChatGPT em Relação ao Conteúdo de Programação para Iniciantes Autores: Luciano Bernardes de Paula (IFSP), Talita de Paula Cypriano de Souza (IFSP), Luiz Carlos Pereira Filho (IFSP) Link do artigo na SOL
Menção honrosa
Título: Análise e Divulgação das Práticas e Recursos Educacionais em Computação no Ensino Fundamental Brasileiro Autores: Leonardo A. A. Pimenta (UFLA), Heitor A. X. Costa (UFLA), Paulo A. Parreira Júnior (UFLA) Link do artigo na SOL