Relação completa do artigos premiados no XICongresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) no ano de 2023.
Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil - WAPLA
1º Lugar
Título: Suporte a Tomada de Decisão para o Plano Nacional da Educação: Uma abordagem de Learning Analytics analisando os dados do ENEM Autores e Instituição: Ingrid Luana Almeida da Silva (UFPB), Elyda Freitas (UFPE), Gabriel Alves (UFRPE), Rafael Ferreira Mello (UFRPE) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/26131
Menção Honrosa
Título: Detecção de desistência de estudantes em disciplinas ofertadas com apoio do ambiente Moodle: uma discussão sobre resultados alcançados Autores e Instituição: Bernardo Dalfovo de Souza (UFSC), Benjamin Grando Moreira (UFSC), Carolina Wang (UFSC) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/26133
Menção Honrosa
Título: Previsão da Evasão Escolar através da Análise de Dados e Aprendizagem de Máquina: Um estudo de caso Autores e Instituição: Dyego Barbosa (IFPE), Luciano Cabral IFPE), Filipe Dwan Pereira (Universidade Federal de Roraima – Brasil), Elyda Freitas (UFPE), Rafael Ferreira Mello (UFRPE) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/26127
Pensamento Computacional e Inclusão - WPCI
1º Lugar
Título: PCEdu: Uma Plataforma Colaborativa Educacional para gerenciar atividades utilizando as estratégias do Pensamento Computacional e a educação inclusiva Autores e Instituição: Juliana Fernandes Martins (UEA), Andreza Bastos Mourão (UEA), Gabriel Ramos Nascimento (UFAM), Ligiane Cindy de Souza Fernandes (UEA), Nayra Antônia da Silva Vieira (UEA) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22566
2º Lugar
Título: Pensamento Computacional na concepção de estratégias para recurso de inclusão para comunicação entre surdos e ouvintes Autores e Instituição: Gabriel Ramos Nascimento (UFAM), Ana Cristina da Silva Vieira (UFAM), Andreza Bastos Mourão (UEA), Ligiane Cindy de Souza Fernandes (UEA), Juliana Fernandes Martins (UEA), Nayra Antônia da Silva Vieira (UEA), Helen Nara Schultz (Secretaria de Estado de Educação do Amazonas) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22564
3º Lugar
Título: Produção de um jogo pedagógico sobre matrizes energéticas a partir de recursos acessíveis no Construct Autores e Instituição: Fabrício da Silva Scheffer (IFRS), Maria Cristina Barbosa Mendes (UFF), Ruth Maria Mariani Braz (UFF), Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto (UFF), Crediné Silva de Menezes (UFRGS) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22559
Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso - CTD-IE
Graduação
1º Lugar
Título: Pensar e Vestir: Jogo Digital Educacional para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional Autores e Instituição: Matheus Soppa Geremias (UDESC), Taynara Cerigueli Dutra (UDESC), Isabela Gasparini (UDESC), Eleandro Maschio (UTFPR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27488
2º Lugar
Título: Pensamento Computacional Utilizando Scratch: Um relato de Experiências com Estudantes do Ensino Médio Público no Distrito Federal Autores e Instituição: Vinicius Aguiar Monteiro (Universidade de Brasília) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27486
Mestrado
1º Lugar
Título: Do gamified tutoring systems hinder sexual diversity? An experimental study with cis-heteronormative stereotype Autores e Instituição: Breno Felix de Sousa (Universidade Federal de Alagoas) Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27484
2º Lugar
Título: A possibilidade de dialogar durante o desenvolvimento de projetos envolvendo a programação com o Scratch nas aulas de matemática Autores e Instituição: Agner Lopes Bitencourt (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27483
3º Lugar
Título: Assistente virtual ADA Blocks: Facilitando a escolha de ferramentas de programação em blocos para a Educação 4.0 Autores e Instituição: de Ana Paula Juliana Perin (Universidade Federal do Paraná) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27481
Doutorado
1º Lugar
Título: Recomendação Pedagógica Personalizada a partir do Sequenciamento de Ações Baseadas na Taxonomia de Bloom e no Perfil RASI usando Planejamento em Inteligência Artificial apoiado por Algoritmo Genético Multiobjetivo Autores e Instituição: de Newarney Torrezão da Costa (Universidade Federal de Uberlândia) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27477
2º Lugar
Título: Um Modelo baseado em Trilhas de Aprendizagem para a Representação de Alunos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Autores e Instituição: David Brito Ramos (Universidade Federal do Amazonas) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27479
3º Lugar
Título: Nidaba: Plataforma Digital para Produção de Recursos Educacionais Inclusivos Baseados em Mesa Tangível Autores e Instituição: Evandro Preuss (UFRGS), Renato Ventura Bayan Henriques – (UFRGS), Sandra Baldassarri (UNIZAR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22581
Concurso de Software Educacional - Apps.Edu
Protótipos
1º Lugar
Título: Pensar e Vestir: Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de um Jogo Digital Educacional Autores e Instituição:Matheus Soppa Geremias (UDESC), Taynara Dutra (IFPR), Eleandro Maschio (UTFPR) e Isabela Gasparini (UDESC) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27510
2º Lugar
Título: Hello Food: um jogo para exercitar conceitos de programação e Pensamento Computacional Autores e Instituição: Jeniffer Macena (UFAM), Fernanda Pires (UEA) e Marcela Pessoa (UEA) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27507
3º Lugar
Título: iVProg4All: uma abordagem de programação visual acessível para cegos Autores e Instituição: Marcos D. Nascimento (USP), Anarosa Brandão (USP), Leônidas Brandão (USP) e Tiago Casal (UNIBF) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27512
Produtos
1º Lugar
Título: RevisãoOnline: plataforma online de escrita e revisão de textos dissertativo-argumentativos Autores e Instituição: Gabriel Bardini (IFRS), Bianca de Mesquita (IFRS), Eduardo de Souza Ilha (IFRS), Marcio Bigolin (IFRS) e Eliseo Reategui (UFRGS) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27492
Workshop de Informática na Escola - WIE
Trilha 1 - Relatos de experiência envolvendo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação
Melhor Artigo
Título: A realização de um hackathon com estudantes do Ensino Médio apoiada pela abordagem de Design Thinking Autores: Karen de Carvalho (UDESC), Isabela Gasparini (UDESC) Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26348
Trilha 2 - Formação de recursos humanos para uso das TDIC na educação
Melhor Artigo
Título: Inteligência Artificial Aplicada à Educação: Um Relato de Experiência Docente na Formação de Acadêmicos de Licenciatura em Computação Autores: Genarde Trindade (UEA), Dayane de Souza (UEA) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26366
Trilha 3 - Impactos das TDIC na sociedade
Melhor Artigo
Título:Um estudo remoto de inclusao digital de mulheres idosas no codesign de interação: estratégias e desafios Autores: Valéria Rosa (UESB), Daiane Gomes Meira (UESB), Ecivaldo Matos (UFBA) Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26393
Trilha 4 - A utilização das TDIC no enfrentamento das desigualdades educacionais no pós-pandemia
Melhor Artigo
Título: Dealing with a large number of students and inequality when teaching programming in higher education Autores:Laura Moraes (UNIRIO), Carla Delgado (UFRJ), Claudio de Farias (UFRJ), João Pedro Freire (UFRJ), Gabriel Wanderley (UNIRIO) Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26401
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE
Trilha 1 - Abordagens Metodológicas e Tecnológicas para Educação Básica e Superior
Melhor Artigo
Título: Uma análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo a uma plataforma de ensino-aprendizagem de algoritmos Autores: Jovennilton Soares de Sousa (UFMA), Djefferson Maranhão (UFMA), Paulo Victor Borges (UFMA), Carlos de Salles Soares Neto (UFMA) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26656
Melhor Artigo
Título: Avaliação de um modelo de Sistema de Recomendação que integra Metodologias Ativas e Mineração de Dados Educacionais para mitigar a evasão na Educação a Distância Autores: Tiago Luís de Andrade (UNEMAT), Caroline Medeiros Martins de Almeida (UNISINOS), Jorge Luís Victória Barbosa (UNISINOS), Sandro José Rigo (UNISINOS) Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26661
Trilha 2 - Jogos Educacionais e Tecnologia Inovadora para Educação
Melhor Artigo
Título: Jogo do Tipo Quis Auxilia no Engajamento do Estudante Autores: Marcos Antonio Gomes Xavier (UFRJ), Paulo Carvalho (UFRJ), Bruno Xavier (SENAI) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26719
Melhor Artigo
Título: Solucione.me: um sistema responsivo baseado em gamificação para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, apoiado no ENADE Autores: Paulo Queiroz (UFERSA), Sthenia Amora(UFERSA), José Chagas (UFERSA), Laura Rodrigues (UFERSA) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26705
Trilha 3 - Fatores Humanos em Tecnologia Digital para a Educação
Melhor Artigo
Título: Educação Socioenativa: Integrando o Ambiente da Sala de Aula (Social e Físico) com o Digital Usando a Emoção Autores: Jose V. da Silva (UNICAMP), Cristiane Carlos – Secretaria do Estado da Educação do Paraná, Maria Cecilia Baranauskas (UNICAMP) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26727
Melhor Artigo
Título: Desenvolvimento de uma Interface Tangível de Usuário para Auxílio de Estudantes Cegos em Conteúdos de Disciplinas da Computação Autores: Camila Lima (UTFPR), Marlon Marcon (UTFPR), Andre Ortoncelli (UTFPR), Franciele Beal (UTFPR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26727
Trilha 4 - Sistemas Inteligentes e Adaptativos
Melhor Artigo
Título: Teacher-Centered Intelligent Tutoring Systems: Design Considerations from Brazilian, Public School Teachers Autores: Luiz Rodrigues (NEES – UFAL / UniSenai), Guilherme Guerino (UEM), Geiser Chalco (UFERSA), Thomaz Edson Veloso (UFC), Rafael Ferreira Mello (CESAR), Marcelo Marinho (UFERSA), Valmir Macario (UFRPE), Diego Dermeval (UFAL) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/2676
Melhor Artigo
Título: Avaliando a habilidade do ChatGPT de realizar provas de Dedução Natural em Lógica Proposicional Autores: Davi Vasconcelos (UFC), Viviane Menezes (UFC), Francisco Leonardo Martins (UFC) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26754
Trilha 5 - Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação
Melhor Artigo
Título: Análise das Respostas do ChatGPT em Relação ao Conteúdo de Programação para Iniciantes Autores: Luciano Bernardes de Paula (IFSP), Talita de Paula Cypriano de Souza (IFSP), Luiz Carlos Pereira Filho (IFSP) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26794
Melhor Artigo
Título: Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos Autores: de Emerson Oliveira Jr. (IFRS), Lis Ângela De Bortoli (IFRS), Ana Carolina Bertoletti De Marchi (UPF), Adriano Pasqualotti (UPF), Henrique Gil (IPCB – Portugal) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26776