Artigos Destaques CBIE - 2023

Relação completa do artigos premiados no XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) no ano de 2023.

Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil - WAPLA

Símbolo de medalha de Primeiro Lugar

1º Lugar

Título: Suporte a Tomada de Decisão para o Plano Nacional da Educação: Uma abordagem de Learning Analytics analisando os dados do ENEM
Autores e Instituição: Ingrid Luana Almeida da Silva (UFPB), Elyda Freitas (UFPE), Gabriel Alves (UFRPE), Rafael Ferreira Mello (UFRPE)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/26131

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Menção Honrosa

Título: Detecção de desistência de estudantes em disciplinas ofertadas com apoio do ambiente Moodle: uma discussão sobre resultados alcançados
Autores e Instituição: Bernardo Dalfovo de Souza (UFSC), Benjamin Grando Moreira (UFSC), Carolina Wang (UFSC)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/26133

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Menção Honrosa

Título: Previsão da Evasão Escolar através da Análise de Dados e Aprendizagem de Máquina: Um estudo de caso
Autores e Instituição: Dyego Barbosa (IFPE), Luciano Cabral IFPE), Filipe Dwan Pereira (Universidade Federal de Roraima – Brasil), Elyda Freitas (UFPE), Rafael Ferreira Mello (UFRPE)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/26127

Pensamento Computacional e Inclusão - WPCI

Símbolo de medalha de Primeiro Lugar

1º Lugar

Título: PCEdu: Uma Plataforma Colaborativa Educacional para gerenciar atividades utilizando as estratégias do Pensamento Computacional e a educação inclusiva
Autores e Instituição: Juliana Fernandes Martins (UEA), Andreza Bastos Mourão (UEA), Gabriel Ramos Nascimento (UFAM), Ligiane Cindy de Souza Fernandes (UEA), Nayra Antônia da Silva Vieira (UEA)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22566

Símbolo de medalha de Segundo Lugar

2º Lugar

Título: Pensamento Computacional na concepção de estratégias para recurso de inclusão para comunicação entre surdos e ouvintes
Autores e Instituição: Gabriel Ramos Nascimento (UFAM), Ana Cristina da Silva Vieira​ (UFAM), Andreza Bastos Mourão (UEA), Ligiane Cindy de Souza Fernandes (UEA), Juliana Fernandes Martins​ (UEA), Nayra Antônia da Silva Vieira (UEA), Helen Nara Schultz​ (Secretaria de Estado de Educação do Amazonas)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22564

Símbolo de medalha de Terceiro Lugar

3º Lugar

Título: Produção de um jogo pedagógico sobre matrizes energéticas a partir de recursos acessíveis no Construct​ ​
Autores e Instituição: Fabrício da Silva Scheffer (IFRS), Maria Cristina Barbosa Mendes (UFF), Ruth Maria Mariani Braz (UFF), Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto (UFF), Crediné Silva de Menezes (UFRGS)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22559

Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso - CTD-IE

Graduação

Símbolo de medalha de Primeiro Lugar

1º Lugar

Título: MyTDAH Game para Crianças TDAH​
Autores e Instituição: Kerollin Nogueira Diniz da Silveira Bittencourt (IFAM), Roceli Pereira Lima (IFAM)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22593

Mestrado

Símbolo de medalha de Primeiro Lugar

1º Lugar

Título: Implementação e avaliação de um Jogo Digital Educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual
Autores e Instituição: Taynara Cerigueli Dutra (UDESC), Isabela Gasparini (UDESC), Eleandro Maschio (UTFPR)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22588

Símbolo de medalha de Segundo Lugar

2º Lugar

Título: Modelagem Estatística do Tempo de Permanência de Estudantes no Estado de Confusao Através de Análise de Sobrevivência Multivariada
Autores e Instituição: Diógenes D’Avila Goldoni (UNISINOS), Patrícia Augustin Jaques Maillard (UFPR), Helena Macedo Reis (UFPR)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22587

Símbolo de medalha de Terceiro Lugar

3º Lugar

Título: Supporting K-12 Students on Learning Programming Using Mobile Immersive Virtual Reality
Autores e Instituição: Gustavo Martins Nunes Avellar (USP), Ellen Francine Barbosa (USP)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22589

Doutorado

Símbolo de medalha de Primeiro Lugar

1º Lugar

Título: Os efeitos de usar estimativas de conhecimento do aluno em programação de computadores em modelos livres de sensores de detecção da emoção confusão​
Autores e Instituição: Tiago Roberto Kautzmann (UNISINOS), Patricia Augustin Jaques (UFPR), Gabriel de O. Ramos (UNISINOS)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22585

Símbolo de medalha de Segundo Lugar

2º Lugar

Título: Uma Abordagem Híbrida Apoiada por Algoritmo Bioinspirado e Tecnologias de Web Semântica para Recomendação Personalizada de Objetos de Aprendizagem
Autores e Instituição: Cleon Pereira Júnior (UFU / Instituto Federal Goiano), Rafael Dias Araújo (UFU), Fabiano Azevedo Dorça (UFU)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22586

Símbolo de medalha de Terceiro Lugar

3º Lugar

Título: Nidaba: Plataforma Digital para Produção de Recursos Educacionais Inclusivos Baseados em Mesa Tangível
Autores e Instituição: Evandro Preuss (UFRGS), Renato Ventura Bayan Henriques – (UFRGS), Sandra Baldassarri (UNIZAR)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22581

Concurso de Software Educacional - Apps.Edu

Protótipos

Símbolo de medalha de Primeiro Lugar

1º Lugar

Título: Pensar e Vestir: Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de um Jogo Digital Educacional
Autores e Instituição: Matheus Soppa Geremias (UDESC), Taynara Dutra (IFPR), Eleandro Maschio (UTFPR) e Isabela Gasparini (UDESC)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27510

Símbolo de medalha de Segundo Lugar

2º Lugar

Título: Hello Food: um jogo para exercitar conceitos de programação e Pensamento Computacional​
Autores e Instituição:  Jeniffer Macena (UFAM), Fernanda Pires (UEA) e Marcela Pessoa (UEA)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27507

Símbolo de medalha de Terceiro Lugar

3º Lugar

Título: iVProg4All: uma abordagem de programação visual acessível para cegos
Autores e Instituição: Marcos D. Nascimento (USP), Anarosa Brandão (USP), Leônidas Brandão (USP) e Tiago Casal (UNIBF)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27512

Produtos

Símbolo de medalha de Primeiro Lugar

1º Lugar

Título: RevisãoOnline: plataforma online de escrita e revisão de textos dissertativo-argumentativos
Autores e Instituição: Gabriel Bardini (IFRS), Bianca de Mesquita (IFRS), Eduardo de Souza Ilha (IFRS), Marcio Bigolin (IFRS) e Eliseo Reategui (UFRGS)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/27492

Workshop de Informática na Escola - WIE

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Trilha 1 - Relatos de experiência envolvendo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação

Melhor Artigo

Título: A realização de um hackathon com estudantes do Ensino Médio apoiada pela abordagem de Design Thinking
Autores: Karen de Carvalho (UDESC), Isabela Gasparini (UDESC)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26348

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Trilha 2 - Formação de recursos humanos para uso das TDIC na educação

Melhor Artigo

Título: Inteligência Artificial Aplicada à Educação: Um Relato de Experiência Docente na Formação de Acadêmicos de Licenciatura em Computação
Autores: Genarde Trindade (UEA), Dayane de Souza (UEA)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26366

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Trilha 3 - Impactos das TDIC na sociedade​

Melhor Artigo

Título: Um estudo remoto de inclusao digital de mulheres idosas no codesign de interação: estratégias e desafios
Autores: Valéria Rosa (UESB), Daiane Gomes Meira (UESB), Ecivaldo Matos (UFBA)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26393

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Trilha 4 - A utilização das TDIC no enfrentamento das desigualdades educacionais no pós-pandemia

Melhor Artigo

Título: Dealing with a large number of students and inequality when teaching programming in higher education
Autores: Laura Moraes (UNIRIO), Carla Delgado (UFRJ), Claudio de Farias (UFRJ), João Pedro Freire (UFRJ), Gabriel Wanderley (UNIRIO)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26401 

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE

Trilha 1 - Abordagens Metodológicas e Tecnológicas para Educação Básica e Superior

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Uma análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo a uma plataforma de ensino-aprendizagem de algoritmos
Autores: Jovennilton Soares de Sousa (UFMA), Djefferson Maranhão (UFMA), Paulo Victor Borges (UFMA), Carlos de Salles Soares Neto (UFMA)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26656

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Avaliação de um modelo de Sistema de Recomendação que integra Metodologias Ativas e Mineração de Dados Educacionais
para mitigar a evasão na Educação a Distância
Autores: Tiago Luís de Andrade (UNEMAT), Caroline Medeiros Martins de Almeida (UNISINOS), Jorge Luís Victória Barbosa (UNISINOS), Sandro José Rigo (UNISINOS)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26661

Trilha 2 - Jogos Educacionais e Tecnologia Inovadora para Educação​​

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Jogo do Tipo Quis Auxilia no Engajamento do Estudante
Autores: Marcos Antonio Gomes Xavier (UFRJ), Paulo Carvalho (UFRJ), Bruno Xavier (SENAI)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26719

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Solucione.me: um sistema responsivo baseado em gamificação para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, apoiado no ENADE
Autores: Paulo Queiroz (UFERSA), Sthenia Amora(UFERSA), José Chagas (UFERSA), Laura Rodrigues (UFERSA)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26705

Trilha 3 - Fatores Humanos em Tecnologia Digital para a Educação

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Educação Socioenativa: Integrando o Ambiente da Sala de Aula (Social e Físico) com o Digital Usando a Emoção
Autores: Jose V. da Silva (UNICAMP), Cristiane Carlos – Secretaria do Estado da Educação do Paraná, Maria Cecilia Baranauskas (UNICAMP)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26727

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Desenvolvimento de uma Interface Tangível de Usuário para Auxílio de Estudantes Cegos em Conteúdos de Disciplinas da
Computação
Autores: Camila Lima (UTFPR), Marlon Marcon (UTFPR), Andre Ortoncelli (UTFPR), Franciele Beal (UTFPR)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26727

Trilha 4 - Sistemas Inteligentes e Adaptativos​​

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Teacher-Centered Intelligent Tutoring Systems: Design Considerations from Brazilian, Public School Teachers
Autores: Luiz Rodrigues (NEES – UFAL / UniSenai), Guilherme Guerino (UEM), Geiser Chalco (UFERSA), Thomaz Edson Veloso (UFC), Rafael Ferreira Mello (CESAR), Marcelo Marinho (UFERSA), Valmir Macario (UFRPE),  Diego Dermeval (UFAL)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/2676

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Avaliando a habilidade do ChatGPT de realizar provas de Dedução Natural em Lógica Proposicional
Autores: Davi Vasconcelos (UFC), Viviane Menezes (UFC), Francisco Leonardo Martins (UFC)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26754

Trilha 5 - Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação​

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Análise das Respostas do ChatGPT em Relação ao Conteúdo de Programação para Iniciantes
Autores: Luciano Bernardes de Paula (IFSP), Talita de Paula Cypriano de Souza (IFSP), Luiz Carlos Pereira Filho (IFSP)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26794

Símbolo de medalha para identificar menção honrosa

Melhor Artigo

Título: Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
Autores: de Emerson Oliveira Jr. (IFRS), Lis Ângela De Bortoli (IFRS), Ana Carolina Bertoletti De Marchi (UPF), Adriano Pasqualotti (UPF), Henrique Gil (IPCB – Portugal)
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26776

Shopping Basket