Relação completa do artigos premiados no XICongresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) no ano de 2022 .
Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil - WAPLA
1º Lugar
Título: Movimentação de Aluno em Sala de Aula: Análise Descritiva de Dados de Wearables Autores e Instituição: Poliana Nascimento Ferreira (UFABC), Juliana da Silva Linhares Beda (UFABC), Guilherme Dias Belarmino (UFABC), Carla Lopes Rodriguez (UFABC), Vivian Genaro Motti (GMU) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/22524
2º Lugar
Título: Análise do Nível de Maturidade na Adoção de Learning Analytics em Instituições de Ensino Superior Brasileiras Autores e Instituição: Thaís Fernanda Scheneider (UFSC), Cristian Cechinel (UFSC), Rafael Ferreira Leite de Mello (UFRPE), Elyda Laisa Soares Xavier Freitas (UPE), Taciana Pontual da Rocha Falcão (UFRPE), Vinicius Faria Culmant Ramos (UFSC) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/22518
3º Lugar
Título: Learning Analytics no Ensino de Introdução à Programação de Computadores Autores e Instituição: Elaine Harada Teixeira de Oliveira (UFAM), David Braga Fernandes de Oliveira (UFAM), Leandro Silva Galvão de Carvalho (UFAM), Filipe Dwan Pereira (UFRR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/22522
Pensamento Computacional e Inclusão - WPCI
1º Lugar
Título: PCEdu: Uma Plataforma Colaborativa Educacional para gerenciar atividades utilizando as estratégias do Pensamento Computacional e a educação inclusiva Autores e Instituição: Juliana Fernandes Martins (UEA), Andreza Bastos Mourão (UEA), Gabriel Ramos Nascimento (UFAM), Ligiane Cindy de Souza Fernandes (UEA), Nayra Antônia da Silva Vieira (UEA) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22566
2º Lugar
Título: Pensamento Computacional na concepção de estratégias para recurso de inclusão para comunicação entre surdos e ouvintes Autores e Instituição: Gabriel Ramos Nascimento (UFAM), Ana Cristina da Silva Vieira (UFAM), Andreza Bastos Mourão (UEA), Ligiane Cindy de Souza Fernandes (UEA), Juliana Fernandes Martins (UEA), Nayra Antônia da Silva Vieira (UEA), Helen Nara Schultz (Secretaria de Estado de Educação do Amazonas) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22564
3º Lugar
Título: Produção de um jogo pedagógico sobre matrizes energéticas a partir de recursos acessíveis no Construct Autores e Instituição: Fabrício da Silva Scheffer (IFRS), Maria Cristina Barbosa Mendes (UFF), Ruth Maria Mariani Braz (UFF), Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto (UFF), Crediné Silva de Menezes (UFRGS) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22559
Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso - CTD-IE
Título: Implementação e avaliação de um Jogo Digital Educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual Autores e Instituição: Taynara Cerigueli Dutra (UDESC), Isabela Gasparini (UDESC), Eleandro Maschio (UTFPR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22588
2º Lugar
Título: Modelagem Estatística do Tempo de Permanência de Estudantes no Estado de Confusao Através de Análise de Sobrevivência Multivariada Autores e Instituição: Diógenes D’Avila Goldoni (UNISINOS), Patrícia Augustin Jaques Maillard (UFPR), Helena Macedo Reis (UFPR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22587
3º Lugar
Título: Supporting K-12 Students on Learning Programming Using Mobile Immersive Virtual Reality Autores e Instituição: Gustavo Martins Nunes Avellar (USP), Ellen Francine Barbosa (USP) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22589
Doutorado
1º Lugar
Título: Os efeitos de usar estimativas de conhecimento do aluno em programação de computadores em modelos livres de sensores de detecção da emoção confusão Autores e Instituição: Tiago Roberto Kautzmann (UNISINOS), Patricia Augustin Jaques (UFPR), Gabriel de O. Ramos (UNISINOS) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22585
2º Lugar
Título: Uma Abordagem Híbrida Apoiada por Algoritmo Bioinspirado e Tecnologias de Web Semântica para Recomendação Personalizada de Objetos de Aprendizagem Autores e Instituição: Cleon Pereira Júnior (UFU / Instituto Federal Goiano), Rafael Dias Araújo (UFU), Fabiano Azevedo Dorça (UFU) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22586
3º Lugar
Título: Nidaba: Plataforma Digital para Produção de Recursos Educacionais Inclusivos Baseados em Mesa Tangível Autores e Instituição: Evandro Preuss (UFRGS), Renato Ventura Bayan Henriques – (UFRGS), Sandra Baldassarri (UNIZAR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22581
Concurso de Software Educacional - Apps.Edu
1º Lugar
Título: Alfalibras: Um Software Educativo para a Alfabetização Bilíngue de Crianças Surdas Autores e Instituição: Debora Karoline Silva de Azevedo (UFRN), Amanda Maria Domingos de Oliveira (UFRN), Flávia Roldan Viana (UFRN) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22595
Título: Muiraquitã Braille: Uma Proposta de Aplicativo para Aprendizagem e Tradução do Sistema Braille Autores e Instituição: Roberto Pereira do Nascimento (UFOPA), Josivan Rodrigues Reis (UFOPA), Samuel Oliveira de Amorim (EETEPA), Marcos Printes (UFOPA), Regina Heidrich – Universidade Feevale, Dante Augusto Couto Barone (UFRGS) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22596
Menção Honrosa
Título: Projeto Saturno: jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil. Autores e Instituição: Júlia Oliveira Pessoa (UFABC), Rafaela Vilela da Rocha (UFABC) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22604
Workshop de Informática na Escola - WIE
Trilha 1 - Relatos de experiências educacionais usando TDIC
1º Lugar
Título: Interações Sociais e Enativas com o Aquarela Virtual: Análise Temática de uma Atividade Remota Autores: Emanuel Felipe Duarte (UNICAMP), Maria Cecilia Calani Baranauskas (UNICAMP) (UFPR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/22334
Trilha 2 - Formação de recursos humanos para uso das TDIC na educação
1º Lugar
Título: Design Thinking no desenvolvimento profissional docente: um olhar para a construção de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias Autores: Ana Beatriz Michels (UFRGS), ngela de Moura Ferreira Danilevicz (UFRGS), Rosane Aragón (UFRGS) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/22355
Trilha 3 - Impactos das TDIC na sociedade
1º Lugar
Título: Ferramenta com Realidade Aumentada para o Ensino de Ciências Exatas contextualizado ao Ciclo de Queimadas na Amazônia Autores: Sara das Mercês Silva (UNICAMP), Andryel Piedade (UFPA), Fabíola Pantoja Oliveira Araújo (UFPA), Josivaldo de Araújo (UFPA) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/22360
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE
Trilha 1 - Abordagens Metodológicas e Tecnológicas para Educação Básica e Superior
1º Lugar
Título: Definição de heurística para identificação automática da fluência em leitura de crianças em fase de alfabetização Autores: Cristiano Nascimento Silva (UFJF), André Luiz Vasconcelos Ferreira (UFJF), Elias Cyrino de Assis (UFJF), Jairo Francisco de Souza (UFJF) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/22394
Trilha 2 - Jogos Educacionais e Tecnologia Inovadora para Educação
Trilha 3 - Fatores Humanos em Tecnologia Digital na Educação
1º Lugar
Título: Evaluating the Perception of Others in a Remote Experience of Interaction: a Pilot Study Autores:Yusseli Lizeth Méndez Mendoza (UNICAMP), Emanuel Felipe Duarte (UNICAMP), Maria Cecilia Calani Baranauskas (UNICAMP) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/22456
Trilha 4 - Sistemas Inteligentes e Adaptativos
1º Lugar
Título: Modelagem Estatística do Tempo de Permanência do Aluno em Confusão Via Análise de Sobrevivência Multivariada Autores: Diógines D’Avila Goldoni (UNISINOS), Patrícia Augustin Jaques Maillard (UFPR), Helena Macedo Reis (UFPR) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/22476
Trilha 5 - Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação
1º Lugar
Título: A Cultura Maker como estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática da Literatura Autores: Maressa Maria Lemos de Sousa (UFRN), Apuena Vieira Gomes (UFRN) Link do artigo na SOL:https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/22502