top


Tutorials
Wednesday, 11 February 2009 14:39

Webmedia 2009, Fortaleza, CE, Brazil

CALL FOR TUTORIALS

Tutorials, presented in Portuguese (exceptionally in English or Spanish), should target undergraduate students, graduate students and/or professionals. They should cover topics of interest related to the symposium themes. Inter disciplinary proposals are welcome.
 
Authors of selected tutorials are expected to produce a 40-page text that will be published in a volume dedicated to tutorials. The text format should be formatted in accordance with the SBC template for book chapters (download here). One presenter for each course will have its registration offered by the event organization. The symposium organizers will be seeking funding for the presenter from various government and industrial agencies to pay for his/her transportation and lodging.

Submission Guidelines

Authors should submit an up to 4-page proposal for an 8-hour tutorial that should include:
  • an abstract;
  • a description of the target audience, including the required previous knowledge about some topic, and the events which the topic of the course are related to;
  • a high-level table of contents with text explaining what will be covered in each topic;
  • an explanation about why the tutorial appeals the target audience;
  • authors' biographies;
  • an indication of which author will present the course;
  • A/V equipment requirements.
The proposal, as well as the final versions, must be electronically submitted through the SBC/JEMS system (https://submissoes.sbc.org.br/).


Important Dates

  • Deadline for Proposals: May 11th, 2009    Extended Deadline: May 24th, 2009
  • Notification: June 22th, 2009
  • Final Version: July 13th, 2009

Tutorial Chair

Mário Meireles Teixeira (UFMA)

Contact

 Additional information about the tutorials can be obtained from the event chair, Mário Meireles Teixeira (mario [at] ufma.br)
 

Selected Tutorials

Webmedia and SBSC will share the same tutorials. There will be 6 (six) tutorials and a brief description of each one of them is presented below. IMPORTANT: All tutorials will be presented in Portuguese. Minicourse #6 (Combining knowledge discovery, ontologies, annotation, and semantic wikis) will have slides in English, but the spoken language will be Portuguese. 


Minicurso 1
Desenvolvimento de Aplicações Declarativas para TV Digital no Middleware Ginga com Objetos Imperativos NCLua
Instrutores Francisco Sant'Anna (PUC-Rio), Carlos Soares Neto (Universidade Federal do Maranhão), Roberto Azevedo (Universidade Federal do Maranhão), Simone Barbosa (PUC-Rio)
Resumo: O objetivo deste mini-curso é capacitar os participantes no desenvolvimento de aplicações híbridas para TV digital interativa com base no middleware Ginga, padrão do Sistema Brasileiro de TV Digital. As aplicações híbridas aqui consideradas são aplicações escritas em Nested Context Language (NCL) e Lua. Mais precisamente, o curso trata de aplicações cuja entidade inicial é escrita em NCL e que contêm objetos de mídia de código imperativo escrito em Lua, denominados objetos NCLua. O curso inicia apresentando alguns conceitos básicos de NCL e de programação em Lua, cujo entendimento é necessário para o desenvolvimento das aplicações híbridas. Especial atenção é dedicada à divisão entre autoria declarativa e autoria imperativa, bem como ao relacionamento entre elas. Todos os conceitos são ilustrados por exemplos de nível crescente de dificuldade, desenvolvidos passo a passo ao longo do curso.

 

Minicurso 2
Conceitos de Mineração de Dados na Web
Instrutores Rafael Santos (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Resumo: Pode-se considerar a Web como sendo praticamente o maior repositório de dados publicamente acessíveis na atualidade. Alguns aspectos e coleções de conteúdo da Web são parcialmente indexados, e existem mecanismos relativamente efetivos de fazer pesquisas em seus dados, mas a maioria destes são passivos ou reativos, sendo dependentes de indexação manual por palavras-chave ou semi-automática por conteúdo (que podem ser enriquecidas por informações auxiliares) para oferecer resultados aceitáveis. Outras técnicas mais eficientes e inteligentes podem ser usadas para aumentar o potencial de descoberta de conhecimento usando os dados existentes na Web. Algumas técnicas que tem sido investigadas e aplicadas com sucesso são técnicas de mineração de dados. Este curso apresenta alguns conceitos básicos de mineração de dados e descoberta de conhecimento em bases de dados, com ênfase em dados estruturados como os da Web: textos (estruturados de diversas formas e em diversos graus, como hiperdocumentos, e-mail, arquivos XML e outros tipos), imagens e vídeos, registros de acesso a servidores e metadados (como redes ou grafos que representam ligações entre documentos e objetos como participantes de redes sociais).

 

Minicurso 3  Desenvolvimento Web orientado a modelos: conceitos, ferramentas e técnicas
Instrutores Daniel Lucredio (ICMC - USP - Universidade São Paulo), Thiago Bittar (USP), Renata Fortes (ICMC-USP)
Resumo: Propõe-se neste minicurso disseminar conceitos atuais em modelagem para Web e seu uso no desenvolvimento orientado a modelos (Model Driven Development MDD) com o ganho de se ter a possibilidade de geração de código e outros artefatos importantes no desenvolvimento para Web, aliando nesse processo a inclusão de padrões e guidelines para apoiar o uso de bons princípios. O minicurso engloba ainda tópicos recentes de pesquisa no domínio e tecnologias atuais de interesse da comunidade Web, de forma prática e didática, inclusive com estudo de caso participativo em sua última seção. Como resultado do minicurso espera-se motivar e prover base aos alunos para usarem os modelos Web para gerar código podendo trazer maior produtividade e reuso incorporando nas transformações boas práticas para Web. Pretende-se consolidar também os conceitos de meta-modelagem e modelagem de aplicações Web. Assim ao final do curso, os participantes terão tido uma visão geral sobre as principais questões envolvidas com o desenvolvimento Web orientado a modelos e das principais tendências dessa área.


Minicurso 4 Padrões de Segurança WEB: Entendendo desde requisitos até os testes, uma abordagem prática
Instrutores Rodrigo Assad (CESAR), Felipe Ferraz (CIN-UFPE), Tarciana Maria de Sena Katter (CESAR.EDU), Mario Jose Delgado Assad (UFPB), Silvio Romero de Lemos Meira (CIN-UFPE)
 Resumo: O Objetivo deste minicurso é oferecer ao aluno uma visão sobre segurança de sistemas e engenharia aplicados a WEB, focando nos aspectos desse assunto dentro do ciclo de desenvolvimento de software. A escolha deste tema se baseia no fato de que segundo órgãos como o Web Aplication Security Consortium, durante o ano de 2006, mais de 67% das vulnerabilidades detectadas associadas a ataques são relacionadas à Cross Site Scripting. De acordo com o CERT.Br, atualmente ataques do tipo fraude respondem por 22% do total de incidentes reportados. Neste sentido, baseando-se nas experiências prévias dos autores na execução, implantação e operação de projetos de engenharia de software, será apresentado como a adoção de padrões de segurança pode ajudar a resolver muitos dos problemas de segurança das aplicações. Como resultados esperados os alunos terão uma visão teórico prática sobre os problemas trazidos pelas aplicações desde a fase inicial de análise de requisitos com um enfoque maior na aplicação de padrões de projeto de segurança.

 

Minicurso 5
Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas Síncronas na Web 2.0
Instrutores Tiago Gaspar (Universidade Federal de São Carlos), Cristiane Yaguinuma (Universidade Federal de São Carlos), Antonio Francisco Prado (Universidade Federal de São Carlos)
Resumo: Este minicurso apresenta conceitos e tecnologias recentes relacionadas ao desenvolvimento de aplicações de colaboração síncrona na Web 2.0. Proporciona, através de uma abordagem prática, conhecimentos para construção de aplicações e incentiva um olhar sobre reuso de software no domínio proposto.

 

Minicurso6 Combining knowledge discovery, ontologies, annotation, and semantic wikis
Instrutores Hernan Astudillo (Universidad Tecnica Federico Santa Maria), Gerome Canals (LORIA (CNRS - INRIA - Nancy Université)), Amedeo Napoli (LORIA), Alicia Diaz (Universidad de La Plata), Maria da Graca Campos Pimentel (Universidade de Sao Paulo (USP))
Resumo: Semantic Wikis provide an original and operational infrastructure for efficiently combining semantic technologies and collaborative design activities. This course presents: (a) a running example and its context (organization of the collections in a museum); (b) concepts of wikis and computer supported cooperative work (cscw); (c) concepts of semantic technologies, knowledge representation, reasoning, ontologies, annotation, and semantic Web; (d) anatomy of a semantic Wiki (reasoning tools, storage, querying); (e) case study: collaborative course design; (f) advanced topics (knowledge discovery guided by domain knowledge, good practices in practical aspects).

 

Last Updated on Thursday, 01 October 2009 17:39
 

Important Dates


  Full papers:

  Submission:  May 11th    
New Deadline:  May 14th    
Resubmission: May 17th    
Notification:    June 29th    
   Final Version: August 02nd   
 

 Short papers:

  Submission: July 10th    
Notification: August 10th    
   Final Version: 
August 17th    

 

Organization

  Logomarca - UNIFOR

 

Promotion




Cooperating with


bottom
top

Sponsor

 

   Comitê Gestor da Internet no Brasil  
    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 
CAPES        Serviço Federal de Processamento de Dados     

 

 

 

 

bottom