Webmedia 2009, Fortaleza, CE, Brazil
CALL FOR TUTORIALS
Tutorials, presented in Portuguese
(exceptionally in English or Spanish), should target undergraduate
students, graduate students and/or professionals. They should cover
topics of interest related to the symposium themes. Inter disciplinary
proposals are welcome.
Authors of selected tutorials are expected
to produce a 40-page text that will be published in a volume dedicated
to tutorials. The text format should be formatted in accordance with
the SBC template for book chapters (download here).
One presenter for each course will have its registration offered by the
event organization. The symposium organizers will be seeking funding
for the presenter from various government and industrial agencies to
pay for his/her transportation and lodging.
Submission Guidelines
Authors should submit an up to 4-page proposal for an 8-hour tutorial that should include:
- an abstract;
- a description of the target audience, including the
required previous knowledge about some topic, and the events which the
topic of the course are related to;
- a high-level table of contents with text explaining what will be covered in each topic;
- an explanation about why the tutorial appeals the target audience;
- authors' biographies;
- an indication of which author will present the course;
- A/V equipment requirements.
The proposal, as well as the final versions, must be electronically submitted through the SBC/JEMS system (https://submissoes.sbc.org.br/).
Important Dates
- Deadline for Proposals:
May 11th, 2009 Extended Deadline: May 24th, 2009
- Notification:
June 22th, 2009
- Final Version: July 13th, 2009
Tutorial Chair
Mário Meireles Teixeira (UFMA)
Contact
Additional information about the tutorials can be
obtained from the event chair, Mário Meireles Teixeira (mario
[at] ufma.br)
Webmedia and SBSC will share the same tutorials. There
will be 6 (six) tutorials and a brief description of each one of them
is presented below. IMPORTANT: All tutorials will be presented in
Portuguese. Minicourse #6 (Combining knowledge discovery, ontologies,
annotation, and semantic wikis) will have slides in English, but the
spoken language will be Portuguese.
Minicurso 1
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Desenvolvimento de Aplicações Declarativas para TV Digital no Middleware Ginga com Objetos Imperativos NCLua
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Instrutores |
Francisco Sant'Anna (PUC-Rio), Carlos Soares Neto
(Universidade Federal do Maranhão), Roberto Azevedo
(Universidade Federal do Maranhão), Simone Barbosa (PUC-Rio) |
Resumo: |
O objetivo deste mini-curso é capacitar os
participantes no desenvolvimento de aplicações
híbridas para TV digital interativa com base no middleware
Ginga, padrão do Sistema Brasileiro de TV Digital. As
aplicações híbridas aqui consideradas são
aplicações escritas em Nested Context Language (NCL) e
Lua. Mais precisamente, o curso trata de aplicações cuja
entidade inicial é escrita em NCL e que contêm objetos de
mídia de código imperativo escrito em Lua, denominados
objetos NCLua. O curso inicia apresentando alguns conceitos
básicos de NCL e de programação em Lua, cujo
entendimento é necessário para o desenvolvimento das
aplicações híbridas. Especial
atenção é dedicada à divisão entre
autoria declarativa e autoria imperativa, bem como ao relacionamento
entre elas. Todos os conceitos são ilustrados por exemplos de
nível crescente de dificuldade, desenvolvidos passo a passo ao
longo do curso. |
Minicurso 2
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Conceitos de Mineração de Dados na Web |
Instrutores |
Rafael Santos (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) |
Resumo: |
Pode-se considerar a Web como sendo praticamente o
maior repositório de dados publicamente acessíveis na
atualidade. Alguns aspectos e coleções de conteúdo
da Web são parcialmente indexados, e existem mecanismos
relativamente efetivos de fazer pesquisas em seus dados, mas a maioria
destes são passivos ou reativos, sendo dependentes de
indexação manual por palavras-chave ou
semi-automática por conteúdo (que podem ser enriquecidas
por informações auxiliares) para oferecer resultados
aceitáveis. Outras técnicas mais eficientes e
inteligentes podem ser usadas para aumentar o potencial de descoberta
de conhecimento usando os dados existentes na Web. Algumas
técnicas que tem sido investigadas e aplicadas com sucesso
são técnicas de mineração de dados. Este
curso apresenta alguns conceitos básicos de
mineração de dados e descoberta de conhecimento em bases
de dados, com ênfase em dados estruturados como os da Web: textos
(estruturados de diversas formas e em diversos graus, como
hiperdocumentos, e-mail, arquivos XML e outros tipos), imagens e
vídeos, registros de acesso a servidores e metadados (como redes
ou grafos que representam ligações entre documentos e
objetos como participantes de redes sociais).
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Minicurso 3 |
Desenvolvimento Web orientado a modelos: conceitos, ferramentas e técnicas |
Instrutores |
Daniel Lucredio (ICMC - USP - Universidade São Paulo), Thiago Bittar (USP), Renata Fortes (ICMC-USP) |
Resumo: |
Propõe-se neste minicurso disseminar conceitos
atuais em modelagem para Web e seu uso no desenvolvimento orientado a
modelos (Model Driven Development MDD) com o ganho de se ter a
possibilidade de geração de código e outros
artefatos importantes no desenvolvimento para Web, aliando nesse
processo a inclusão de padrões e guidelines para apoiar o
uso de bons princípios. O minicurso engloba ainda tópicos
recentes de pesquisa no domínio e tecnologias atuais de
interesse da comunidade Web, de forma prática e didática,
inclusive com estudo de caso participativo em sua última
seção. Como resultado do minicurso espera-se motivar e
prover base aos alunos para usarem os modelos Web para gerar
código podendo trazer maior produtividade e reuso incorporando
nas transformações boas práticas para Web.
Pretende-se consolidar também os conceitos de meta-modelagem e
modelagem de aplicações Web. Assim ao final do curso, os
participantes terão tido uma visão geral sobre as
principais questões envolvidas com o desenvolvimento Web
orientado a modelos e das principais tendências dessa área. |
Minicurso 4 |
Padrões de Segurança WEB: Entendendo desde requisitos até os testes, uma abordagem prática |
Instrutores |
Rodrigo Assad (CESAR), Felipe Ferraz (CIN-UFPE),
Tarciana Maria de Sena Katter (CESAR.EDU), Mario Jose Delgado Assad
(UFPB), Silvio Romero de Lemos Meira (CIN-UFPE) |
Resumo: |
O Objetivo deste minicurso é oferecer ao aluno
uma visão sobre segurança de sistemas e engenharia
aplicados a WEB, focando nos aspectos desse assunto dentro do ciclo de
desenvolvimento de software. A escolha deste tema se baseia no fato de
que segundo órgãos como o Web Aplication Security
Consortium, durante o ano de 2006, mais de 67% das vulnerabilidades
detectadas associadas a ataques são relacionadas à Cross
Site Scripting. De acordo com o CERT.Br, atualmente ataques do tipo
fraude respondem por 22% do total de incidentes reportados. Neste
sentido, baseando-se nas experiências prévias dos autores
na execução, implantação e
operação de projetos de engenharia de software,
será apresentado como a adoção de padrões
de segurança pode ajudar a resolver muitos dos problemas de
segurança das aplicações. Como resultados
esperados os alunos terão uma visão teórico
prática sobre os problemas trazidos pelas
aplicações desde a fase inicial de análise de
requisitos com um enfoque maior na aplicação de
padrões de projeto de segurança. |
Minicurso 5
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Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas Síncronas na Web 2.0 |
Instrutores |
Tiago Gaspar (Universidade Federal de São
Carlos), Cristiane Yaguinuma (Universidade Federal de São
Carlos), Antonio Francisco Prado (Universidade Federal de
São Carlos) |
Resumo: |
Este minicurso apresenta conceitos e tecnologias
recentes relacionadas ao desenvolvimento de aplicações de
colaboração síncrona na Web 2.0. Proporciona,
através de uma abordagem prática, conhecimentos para
construção de aplicações e incentiva um
olhar sobre reuso de software no domínio proposto.
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Minicurso6 |
Combining knowledge discovery, ontologies, annotation, and semantic wikis |
Instrutores |
Hernan Astudillo (Universidad Tecnica Federico Santa
Maria), Gerome Canals (LORIA (CNRS - INRIA - Nancy Université)),
Amedeo Napoli (LORIA), Alicia Diaz (Universidad de La Plata), Maria da
Graca Campos Pimentel (Universidade de Sao Paulo (USP)) |
Resumo: |
Semantic Wikis provide an original and operational
infrastructure for efficiently combining semantic technologies and
collaborative design activities. This course presents: (a) a running
example and its context (organization of the collections in a museum);
(b) concepts of wikis and computer supported cooperative work (cscw);
(c) concepts of semantic technologies, knowledge representation,
reasoning, ontologies, annotation, and semantic Web; (d) anatomy of a
semantic Wiki (reasoning tools, storage, querying); (e) case study:
collaborative course design; (f) advanced topics (knowledge discovery
guided by domain knowledge, good practices in practical aspects). |
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