O evento será transmitido através do sistema de webconferência da RNP (Sala 1 e Sala 2) somente para os participantes inscritos e de forma aberta a toda comunidade através do YouTube. Somente os participantes inscritos via Ecos/SBC na ERAD/RS 2021 receberão certificado de participação no evento. Além disso, os participantes inscritos também concorrerão a brindes que serão distribuídos ao longo do evento.
As perguntas destinadas aos apresentadores de artigos nos fóruns de IC/PG e aos palestrantes deverão ser feitas exclusivamente nas salas da webconferência RNP ou no chat do YouTube do evento. Os participantes (inscritos ou não) também poderão interagir através do Discord da ERAD/RS 2021 (exceto para enviar perguntas aos apresentadores e palestrantes). O Discord também será utilizado para comunicação entre as equipes e a coordenação da maratona de programação paralela.
Data: 14/04/2021 Horário: 09h30min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição: Durante séculos, a ciência foi construída sobre dois pilares principais: teoria e experimentação. No entanto, nas últimas décadas, os avanços na tecnologia da computação permitiram aos cientistas modelar fenômenos complexos usando computação de alto desempenho (HPC). Como consequência, a tecnologia HPC tornou-se um dos principais pilares da ciência moderna. Computadores de alto desempenho costumam ser caros e apenas alguns grupos de pesquisa têm acesso a esse tipo de tecnologia. No entanto, avanços recentes no modelo de computação em nuvem estão permitindo que os cientistas executem aplicativos de alto desempenho na nuvem. Nesta palestra, discutirei os desafios e oportunidades de executar aplicativos HPC na nuvem.
Minibio: Professor associado do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Antes de ingressar na Unicamp, em dezembro de 2010, o Prof. Borin foi Pesquisador Cientista do Intel Labs, na Califórnia, onde investigou e desenvolveu técnicas de compilação dinâmica para aprimorar microprocessadores HW / SW co-projetados de última geração, incluindo paralelização binária automática, tradução binária dinâmica e técnicas de otimização e suporte de hardware para acelerar aplicativos de thread único. Durante este período, o Prof. Borin empregou seus algoritmos e ferramentas de compressão de microcódigo para melhorar o processo de fabricação dos microprocessadores Intel e foi premiado com quatro prêmios de reconhecimento na sua divisão. Atualmente, o Prof. Borin coordena o laboratório LMCAD (https://lmcad.ic.unicamp.br/) e aplica seus conhecimentos de arquitetura de computadores modernos e compiladores para investigar técnicas de otimização de aplicações de computação científica e de engenharia existentes.
Data: 15/04/2021 Horário: 09h00min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição: As Networks-on-Chip (NoCs) são uma tecnologia de rede chaveada utilizada para interconexão em sistemas multiprocessados integrados em um único chip. Essa tecnologia foi proposta no final dos anos 90 e amadurecida ao longo dos anos 2000, tornando-se hoje a solução para atendimento das demandas de comunicação de sistemas integrados com várias dezenas a centenas de núcleos. Esta palestra abordará a arquitetura de NoCs, discutindo também tecnologias empregadas, estudos de caso, e o estado da arte das pesquisas na área.
Minibio: Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio no Laboratoire d’Informatic Paris 6 (LIP6) da Sorbonne University, tendo sido o primeiro pesquisador no Brasil a investigar a tecnologia de Networks-on-Chip. É professor da Universidade do Vale do Itajaí e atua no ensino e pesquisa na área de Sistemas de Computação. Seus principais tópicos de interesse incluem: Networks-on-Chip Aceleradores em Hardware e Internet das Coisas.
Data: 16/04/2021 Horário: 09h00min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição: A palestra mostra o que é elasticidade de recursos em nuvem e como explorá-la de forma proativa, ou seja, usando predição de carga. Ainda, esse recurso da nuvem é explorado no âmbito de aplicações de alto desempenho. Assim, irei mostrar que tipo de aplicação se encaixa melhor para ser executada com elasticidade e quais adaptações podem ser feitas nesse sentido. A ideia final é que a elasticidade de recursos seja pertinente não somente para reduzir o tempo computacional da aplicação, mas também para diminuir o custo financeiro pelo uso da nuvem e a energia gasta para executar a aplicação. Portanto, questões como desempenho, custo, energia e uso de recursos serão exploradas na palestra.
Minibio: Membro sênior da IEEE e membro sênior da ACM, bolsista de produtividade do CNPq e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também atua como pesquisador e orientador de alunos de iniciação científica, TCC, mestrado e doutorado. Possui pós-doutorado, realizado no KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) - Coreia do Sul, com ênfase nas áreas de Internet of Things e Cloud Computing. Ainda, prof. Rodrigo possui experiência na coordenação e como integrante em projetos de pesquisa de cunho nacional e internacional, envolvendo empresas como Siemens, HT Micron Semicondutores e DELL Computadores. Atua também na coordenação de projetos de apoio a eventos científicos suportados pela CAPES, CNPq e FAPERGS. Prof. Rodrigo é revisor de periódicos internacionais conceituados na área como IEEE Cloud Computing, Future Generation Computer Systems, IEEE Communications Magazine e ACM Transactions on Cyber-Physical Systems, bem como membro permanente do Comitê de Programa de conferências nacionais como SBCUP, ERAD, ERRC e WSCAD-SCC.
Data: 14/04/2021 Horário: 14h00min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição: A NEC tem uma história de mais 35 anos de contribuição no mundo de Computação de Alto Desempenho. Nessa palestra, além de mencionar a sua efetiva participação nessa tecnologia, apresentaremos a nova implementação da máquina NEC: uma máquina híbrida, escalar e vetorial, sendo que a parte vetorial conta com processador único e exclusivo da NEC. Comparações e exemplos da facilidade de utilização do código fonte original, sem necessidade de modificação para a sua compilação, serão também apresentados.
Minibio: Carlos Bellei de Siqueira, Engenheiro Eletricista Eletrônico formado pela Universidade de São Paulo, com Grau de Extensão em Ênfase em Computação Eletrônica a nível de graduação pela mesma Universidade. Trabalhou 10 anos em Laboratório de Desenvolvimento de Circuitos e Software de Sistemas Digitais e com Microprocessadores, atuando depois em Engenharia de Sistemas de várias áreas de Equipamentos de Comunicação e Transmissão digital, principalmente voltado para Vídeo e Imagem, como VoD, TV a Cabo, TV Digital, Digital Signage e Cinema Digital. Atualmente é Engenheiro de Pré-vendas de Computação de Alta Performance (HPC) da NEC Latin America.
Data: 15/04/2021 Horário: 11h30min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição: Nesta palestra, a NVIDIA apresentará as novidades no universo da computação acelerada com GPU, do ponto de vista de software e hardware. Tendo como grande parceira tecnológica a Dell, vamos discutir como as duas empresas vêm caminhando juntas na criação de soluções eficientes no mundo da computação de alto desempenho. A Dell Technologies possui mais de 20 anos atuando no mercado de super computação e tem como objetivo democratizar o uso do HPC da mesma forma que fez com o desktop. Utilizando padrões de mercado e arquitetura aberta, somos capazes de levar a computação de alto desempenho a áreas e instituições que não teriam como investir em soluções caras e proprietárias. Um dos recursos mais importantes nesta democratização é o HPC & AI Innovation Lab, que conta com tecnologias de última geração, incluindo o cluster Zenith atualmente um dos 500 maiores cluster do mundo e o Rattler, um cluster baseado em GPUs NVIDIA V100 e A100 com rede de Mellanox Infiniband HDR de 200Gb. Este recurso pode ser utilizado sem custo para teste e provas de conceito e inclusive será utilizado na maratona de programação do ERAD/RS 2021.
Minibio: Fabricio Bronzati é formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, é entusiasta de tecnologia e atua no mercado de TI desde 2000 com foco em infraestrutura de data center e atualmente é responsável pela pré-venda técnica e arquitetura de infraestrutura de IA , HPC e Big Data, membro do Virtual GPU Community Advisor Program (NGCA 2021).
Minibio: João Paulo Navarro é Cientista da Computação graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Modelagem Computacional pela mesma instituição. Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Machine Learning, Computação Visual, Simulação Física e Computação de Alto Desempenho. Atualmente é professor na pós-graduação em Inteligência Artificial com Deep Learning na Escola Politécnica da USP e Arquiteto de Soluções na NVIDIA, com foco no design de soluções de alto-desempenho voltadas para Machine Learning e Data Analytics.
Data: 15/04/2021 Horário: 13h30min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição: Nos últimos anos a Inteligência Artificial vem se tornando uma presença comum em nossas vidas: desde os frustrantes e limitados chatbots até experiências encantadoras que elevam a interação homem-máquina a um nível totalmente novo, com isso cada vez mais o uso massivo das GPUs, falaremos sobre o alto custo das GPUs, densidade e as opções atuais de mercado.
Minibio: Guilherme é especialista em computação com anos de experiência em ambientes computacionais de alta demanda, virtualização e HPC. Atua como consultor em arquitetura e otimização de sistemas de alto desempenho. Desenvolveu projetos relevantes junto a grandes instituições de pesquisa e notórios nomes da computação nacional em machine learning e redes neurais. Entre os projetos estão: Predição de Inibidores de Protease de Cisteína para Agentes Tripanocidas e Câncer (USP); Simulação de controle de veículo espacial e orientação de órbita (LAC - INPE); Pesquisa sobre plasmas astrofísicos e turbulências espaciais (ITA); Pesquisa em Astrofísica e física molecular (UNIVAP), entre outros.
Palestra oferecida pela Laniaq (patrocinadora Diamante)
Data: 16/04/2021 Horário: 11h30min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição: focada em criação de conteúdo, a Globo está se transformando. O maior conglomerado de mídia do país está reformulando seu modelo de negócio, unificando áreas, desenvolvendo novas tecnologias e produzindo inovação. Esses passos em direção a se tornar uma media tech company demandam esforços conjuntos de diversos setores da empresa no estudo e criação de novas soluções tecnológicas. Para liderar este processo, a Globo instituiu o MediaTech Lab, thinktank interno destacado do operacional diário voltado à inovação e novas tecnologias, para atendimento a demandas sem solução de mercado ou sem tempo hábil para outsourcing. Em Inteligência Artificial, o MediaTech Lab emprega segmentação semântica, upscaling, slow-motion e processamento de linguagem natural em usos práticos na TV aberta e no Globoplay. Deus Salve o Rei, Cidade Proibida e Fantástico são exemplos de programas impactados por essas pesquisas. Tecnologias de Computação de Alto Desempenho (HPC) adquiridas da Laniaq para o MediaTech Lab cumprem papel fundamental na aceleração do treinamento de modelos de Machine e Deep Learning da Globo.
Minibio: Edmundo Hoyle é Licenciado em Física pela Universidade Nacional de Trujillo (Peru) e recebeu o título de Doutor na área de Processamento de Imagens pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializou-se em Reconhecimento de Padrões, Processamento de Imagens, Inteligência Artificial e Visão Computacional. Atualmente trabalha como Especialista em Tecnologia & Inovação no MediaTech Lab, área da Globo focada em pesquisar tecnologias e promover inovação, na qual lidera projetos que empregam Inteligência Artificial na produção de conteúdo diferenciado, redução de custos e aumento de produtividade. Participou também do projeto "Powered By Respect", em que um homem tetraplégico realiza o sonho de pilotar um carro de Fórmula 1 utilizando somente comandos neurais. A iniciativa recebeu o prêmio Silver Lion do Festival de Cannes em 2017.
Data: 14/abril/2021 Horário: 10h30min Local: [WebConf RNP Sala 1]
Autores: Valéria Girelli (UFRGS), Félix Dal Pont Michels (UFRGS), Francis B. Moreira (UFPR) e Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)
Nível: Intermediário
Resumo: O desempenho dos sistemas computacionais aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Tal avanço se deu por meio de mecanismos que nem sempre são visíveis para o usuário final, como o subsistema de memória cache e o sistema de prefetching, que possuem grande impacto no desempenho de processadores modernos. Ao mesmo tempo, algoritmos de Inteligência Artificial se tornam cada vez mais relevantes em diversas áreas da computação e da sociedade, e requerem um crescente poder computacional. Com isso, para se obter o máximo desempenho dessas aplicações, é necessário garantir que as mesmas não estejam subutilizando esses recursos. Para auxiliar na avaliação da utilização desses mecanismos invisíveis ao usuário, muitos processadores e aceleradores modernos fornecem contadores de hardware, estruturas que permitem o monitoramento de eventos internos, como o número de ciclos e de instruções executadas. Portanto, neste minicurso abordaremos a utilização de contadores das arquiteturas Intel Cascade Lake e NEC SX-Aurora TSUBASA para analisar o desempenho das cada vez mais frequentes aplicações de IA. Por meio das ferramentas Linux perf, PAPI e FTRACE é possível acessar esses contadores e utilizar os resultados para identificar gargalos nessas aplicações.
Data: 14/abril/2021 Horário: 10h30min Local: [WebConf RNP Sala 2]
Autores: Evaldo B. Costa (UFRJ), Gabriel P. Silva (UFRJ)
Nível: Avançado
Resumo: Este minicurso tem por objetivo apresentar técnicas de otimização de programas paralelos com uso de diretivas do OpenACC através de ferramentas que executem de uma análise completa de desempenho do código para identificação de regiões paralelizáveis e quais métodos podem ser aplicados. O OpenACC é um modelo de programação para computação paralela que pode ser executado em diversos tipos de arquiteturas: multicore, manycore e aceleradores. Assim, neste minicurso são avaliados os efeitos dos componentes de hardware como número de processadores, hierarquia de memória e aceleradores sobre o desempenho de programas paralelos. Ressaltam-se as modificações que devem ser feitas no código para explorar com vantagem as características dos recursos computacionais, avaliando os seus respectivos impactos no desempenho de um programa.
Data: 14/abril/2021 Horário: 17h30min Local: [WebConf RNP Sala 1]
Autores: Jessica Dagostini (UFRGS), Vinicius Garcia Pinto (UFRGS), Lucas Nesi (UFRGS), Lucas Mello Schnorr (UFRGS)
Nível: Intermediário
Resumo: O minicurso enquadra-se no contexto de gerenciamento de pacotes e reprodutibilidade de experimentos. Gerir pacotes em ambiente de usuário pode ser desafiador, caso o mesmo não possua devidos conhecimentos do tema. Todavia, tendo tal conhecimento, é possível não só corretamente utilizar ambiente de supercomputadores como também criar e gerenciar ambientes de forma a torná-lo reprodutível. O presente minicurso tem como objetivo apresentar técnicas e comandos para criar ambientes reprodutíveis utilizando o gerenciador de pacotes Spack e criando contêineres com Singularity.
Data: 14/abril/2021 Horário: 17h30min Local: [WebConf RNP Sala 2]
Autores:João Vicente Ferreira Lima (UFSM), Claudio Schepke (UNIPAMPA) e Natiele Lucca (UNIPAMPA)
Nível: Avançado
Resumo: OpenMP tem sido o padrão de fato para a programação em memória compartilhada. No entanto, a maioria dos programadores explora apenas o paralelismo de laço, deixando de usar novos recursos disponíveis no padrão 4 e 5. Com isso, outras abordagens de exploração do paralelismo não têm sido difundidas. Além disso, programar CPU e GPU com uma única interface é um atrativo para a paralelização. Neste contexto, este minicurso tem como objetivo aprofundar a programação paralela em aplicações, com recursos considerados avançados de OpenMP, geralmente não adotados ou vistos nas disciplinas introdutórias de programação paralela.
Data: 15/abril/2021 Horário: 14h00min Local: [WebConf RNP Sala 2]
Autores: João Paulo Navarro (NVIDIA)
Nível: Básico
Resumo: Aprenda o básico do OpenACC, uma linguagem de programação de alto nível para programação em GPUs. Este curso é para qualquer pessoa com alguma experiência em C/C++ que esteja interessada em acelerar o desempenho de seus aplicativos além dos limites da programação apenas da CPU. Neste curso, você aprenderá: a) como traçar o perfil e otimizar seus aplicativos em CPU, identificando pontos críticos para aceleração; b) como usar as diretivas OpenACC para acelerar seu código em GPU; e c) como otimizar a movimentação de dados entre CPU e GPU. Após a conclusão, você estará pronto para usar o OpenACC para acelerar aplicações em GPU!
Data: 15/abril/2021 Horário: 17h00min Local: [WebConf RNP Sala 1]
Autores:Anderson Maliszewski (UFRGS), Adriano Vogel (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM), Claudio Schepke (UNIPAMPA), Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)
Nível: Intermediário
Resumo: A computação de alto desempenho costuma utilizar clusters para a execução de aplicações paralelas. Alternativamente, a computação em nuvem oferece recursos computacionais distribuídos para processamento com um nível de abstração além do tradicional e sob demanda. Neste contexto, este minicurso tem como objetivo introduzir conceitos básicos, implantar uma nuvem privada e demonstrar os benefícios para uso no desenvolvimento e teste de programas paralelos utilizando uma nuvem computacional.
Os responsáveis por este minicurso (MC-6) informam aos participantes que aqueles que desejarem fazer a implantação da nuvem precisam criar previamente uma VM (com suporte à virtualização) ou contêiner usando o sistema operacional Ubuntu Server 20.04. Os demais participantes que optarem por não realizar a instalação da nuvem podem apenas acompanhar o minicurso como ouvintes.
Data: 15/abril/2021 Horário: 17h00min Local: [WebConf RNP Sala 2]
Autores: Lucas Nesi (UFRGS), Marcelo Cogo Miletto (UFRGS), Vinicius Garcia Pinto (UFRGS), Lucas Mello Schnorr (UFRGS)
Nível: Básico
Resumo: O minicurso enquadra-se no contexto de programação paralela utilizando diretivas de programação para facilitar o desenvolvimento de aplicações. O paradigma orientado a tarefas permite algumas facilidades nesta programação porque transfere para um runtime muitas responsabilidades que seriam anteriormente realizadas pelo programador nos paradigmas tradicionais. É responsabilidade do runtime escalonar as tarefas, gerenciar a memória, e escolher o recurso à ser utilizado. Para isso, basta o programador neste paradigma definir as tarefas e suas dependências de dados. Neste minicurso, será apresentado o paradigma de programação paralela orientado a tarefas, e como construir programas com diretivas de programação utilizando OpenMP Tasks. O minicurso será conduzido de forma prática, exemplos e exercícios de programas básicos e naturalmente adaptáveis ao paradigma orientado a tarefa serão demonstrados. Serão usados exemplos de aplicações como produto escalar de vetores, soma e multiplicação de matrizes e outros exemplos de álgebra linear. Por fim, faremos a introdução a ferramentas e métodos de como analisar estes programas.
1. Monitoramento Computacional com o Apache ZooKeeper
Raíssa Arantes (UFSM - Brasil), Rafael Silva (UFSM - Brasil), Rhauani Fazul (UFSM - Brasil), Patricia Pitthan Barcelos (UFSM - Brasil)
2. Análise do Comportamento de uma Rede IEEE 802.15.4 Utilizando 6LowPAN
Gabriel Vinhola (UniFTEC - Brasil), Pedro Fonseca (UniFTEC - Brasil), Samuel Ferrigo (UniFTEC - Brasil)
3. Análise de Processamento Distribuído da Operação Hash Join
Marisa Sel Franco (UFPR - Brasil), Simone Dominico (UFPR - Brasil), Eduardo de Almeida (UFPR - Brasil), Marco Alves (UFPR - Brasil)
4. Proposta de Mecanismo para Replicação de Comportamento de Nuvem para Pesquisa e Reprodutibilidade
Douglas Clementino (UFPR - Brasil), Mariana Carmin (UFPR - Brasil), Alexander Ditter (FAU - Alemanha), Marco Alves (UFPR - Brasil)
5. Análise de Desempenho de Comunicação de Contêineres Docker com os Runtimes runC e Kata
Henrique Zanela Cochak (UDESC - Brasil), Charles Miers (UDESC - Brasil)
6. Orquestração de Aplicações de Computação de Alta Performance em Ambientes Cloud Conteinerizados
Lucas Varella (UFSC - Brasil), Patricia Plentz (UFSC - Brasil), Hugo Watanuki (LexisNexis Risk Solutions - Brasil), Artur Baruchi (LexisNexis Risk Solutions - Brasil), Lucas Varella (UFSC - Brasil)
7. Análise de Desempenho dos Orquestradores: Kubernetes e Docker Swarm
Nikolas Jensen (UDESC - Brasil), Charles Miers (UDESC - Brasil)
8. Seleção de Provedores de Nuvem através do Auxílio de Aprendizado de Máquina Automatizado
Kauã Hopfer (UDESC - Brasil), Adriano Fiorese (UDESC - Brasil)
1. Desempenho de Modelos de Redes Neurais Recorrentes para Análise de Sentimentos
Cristiano Alex Künas (UFRGS - Brasil), Leandro Perius Heck (UNIJUI - Brasil), Edson Luiz Padoin (UNIJUI - Brasil)
2. Explorando Paralelismo de Laços em uma Aplicação de Simulação de Câmera de Combustão
Glener Lanes Pizzolato (UNIPAMPA - Brasil), Claudio Schepke (UNIPAMPA - Brasil)
3. Análise de Desempenho de Redes Neurais Convolucionais Aplicadas ao Reconhecimento de Emoções
Leandro Perius Heck (UNIJUI - Brasil), Cristiano Alex Künas (UFRGS - Brasil), Edson Luiz Padoin (UNIJUI - Brasil)
4. Avaliação de Desempenho para Banco de Dados com Genoma em Nuvem Privada
Dinei Rockenbach (SETREM - Brasil), Luan Dopke (SETREM - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil)
5. Aceleração da Classificação de Lavouras de Milho com MPI e Estratégias de Paralelismo
Anthony Vanzan (SETREM - Brasil), Gabriel Fim (SETREM - Brasil), Greice Welter (SETREM - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil)
6. Sistema de Sugestão de Produtos para e-Commerce Utilizando Inteligência Artificial
Gabriel Cavalheiro Ullmann (UNIJUI - Brasil), Cristiano Alex Künas (UFRGS - Brasil), Leandro Perius Heck (UNIJUI - Brasil), Edson Luiz Padoin (UNIJUI - Brasil)
1. Análise de Padrões de Acesso à Memória em Aplicações Single Threaded
Gabriel Evaristo (UFPR - Brasil), Sairo Santos (UFERSA - Brasil), Marco Alves (UFPR - Brasil)
2. Análise de Desempenho das Técnicas de Vetorização, Predicação e Loads Não Temporais em Processadores Skylake
Mateus Ferreira (UFPR - Brasil), Francis Moreira (UFPR - Brasil), Arthur Krause (UFRGS - Brasil), Paulo Santos (UFRGS - Brasil), Marco Alves (UFPR - Brasil)
3. Melhorando a Geração Automática de Código Paralelo em Arquiteturas Multi-core na SPar
Júnior Löff (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
4. Abstraindo o OpenMP no Desenvolvimento de Aplicações de Fluxo de Dados Contínuo
Renato Barreto Hoffmann Filho (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
5. Uma Proposta de Algoritmo de Detecção Automática de Operações de Redução em Programas C Sequenciais
João Ladeira Rezende (UFPEL - Brasil), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPel - Brasil), Edevaldo Santos (IFSul - Brasil)
6. Compressão de Dados em Multicores com Flink ou SPar?
Fernanda Mello (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Isabel Manssour (PUCRS - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
7. Implementação MPIC++ e HPX dos Kernels NPB
Ricardo Leonarczyk (SETREM - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil)
1. Impactos da Composição do Canal no Desempenho de Blockchain Hyperledger Fabric Consorciada
Marco Marques (UDESC - Brasil), Charles Miers (UDESC - Brasil)
2. Aplicação de Método Guloso para Balanceamento de Carga em uma Aplicação de Exploração Eletromagnética
Jessica Dagostini (UFRGS - Brasil), Vinicius Garcia Pinto (UFRGS - Brasil), Lucas Mello Schnorr (UFRGS - Brasil)
3. Avaliando a Encriptação Especulativa em CPUs Multicore
Vinícius Andrade (UFPR - Brasil), Wagner Zola (UFPR - Brasil)
4. Paralelismo em Técnicas de Sampling de Grafos e seus Impactos na Visualização de Grafos
Gabriel Santos (PUCRS - Brasil), Cesar De Rose (PUCRS - Brasil)
5. Uso de Métricas de Codificação para Avaliar a Programação Paralela nas Aplicações de Stream em Sistemas Multi-core
Gabriella Andrade (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Rodrigo Santos (UNIRIO - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
6. Uso de Paralelismo em uma Aplicação de Meio Poroso
Maurício Fiorenza (UNIPAMPA - Brasil), Ronaldo Santos (UNIPAMPA - Brasil), Pablo Brauner Viegas (UNIPAMPA - Brasil), Daniel Temp (UNIPAMPA - Brasil), Claudio Schepke (UNIPAMPA - Brasil)
7. Improving the Energy-based DPA/DEMA Attack Flow Preprocessing Performance
Rodrigo Lellis (UFPEL - Brasil), Rafael I. Soares (UFPEL - Brasil)
8. Uma Plataforma para Redução e Separação de Ruído em Drones Equipados com Sensores Sonoros
Luis Augusto Silva (Universidad de Salamanca - Espanha), Francisco García Encinas (Universidad de Salamanca - Espanha), Bruno da Silva (UNIVALI - Brasil), Andre Sales Mendes (Universidad de Salamanca - Espanha), Valderi Leithardt (Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal), Gabriel Villarrubia González (Universidad de Salamanca - Espanha)
1. Proposta de Adaptação Dinâmica de Padrões Paralelos
Adriano Vogel (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
2. Proposta de Suporte à Parametrização no NPB com CUDA
Gabriell Araujo (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
3. Comparação Experimental dos Algoritmos Coletivos para o MPI_Allgather no OpenMPI
Wilton Loch (UDESC - Brasil), Guilherme Koslovski (UDESC - Brasil)
4. Técnicas de Otimização em Aceleradores Vetoriais NEC SX-Aurora
Félix Dal Pont Michels (UFRGS - Brasil), Matheus Serpa (UFRGS - Brasil), Danilo Carastan dos Santos (UFABC - Brasil), Lucas Mello Schnorr (UFRGS - Brasil), Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS - Brasil)
5. Abstrações de Alto Nível para GPUs na SPar
Dinei Rockenbach (SETREM - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
6. Paralelismo Multi-nível: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Natiele Lucca (UNIPAMPA - Brasil), Claudio Schepke (UNIPAMPA - Brasil)
7. Impacto da Variabilidade de Tarefas nas Distribuições de Aplicações Baseadas em Tarefas
Lucas Nesi (UFRGS - Brasil), Arnaud Legrand (CNRS - França), Lucas Mello Schnorr (UFRGS - Brasil)
8. Desenvolvimento de Ferramentas e Métodos Automatizados para Simulação de Projeto de Computadores Quânticos
David Peral (Universidad de Salamanca - Espanha), Andre Sales Mendes (Universidad de Salamanca - Espanha), Bruno da Silva (UNIVALI - Brasil), Luis Augusto Silva (Universidad de Salamanca - Espanha), Gabriel Villarrubia González (Universidad de Salamanca - Espanha)
1.Algoritmo RSFK para Busca de Similaridade em GPU
Bruno Meyer (UFPR - Brasil), Wagner Zola (UFPR - Brasil), Aurora Pozo (UFPR - Brazil)
2. Proposta de um Framework para Avaliar Interfaces de Programação Paralela em Aplicações de Stream
Adriano Garcia (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Claudio Schepke (UNIPAMPA - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
3. Aprimorando a Análise de Desempenho de Aplicações Baseadas em Tarefas Irregulares e Árvores de Eliminação
Marcelo Cogo Miletto (UFRGS - Brasil), Lucas Mello Schnorr (UFRGS - Brasil), Claudio Schepke (UNIPAMPA - Brasil)
4. Um estudo sobre estratégias para compactação de Séries Temporais para aplicações de IoT
Marcos Oliveira Junior (UFPEL - Brasil), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPEL - Brasil)
5. Proposta de Rápida Recuperação por Redução de Log
Luiz Gustavo Xavier (UFSC - Brasil), Fernando Dotti (PUCRS - Brasil), Cristina Meinhardt (UFSC - Brasil), Odorico Mendizabal (UFSC - Brasil)
6. Proposta de Otimização do Tamanho de Batch em Aplicações de Stream para Multicores usando Aprendizado de Máquina
Claudio Scheer (PUCRS - Brasil), Dalvan Griebler (PUCRS/SETREM - Brasil), Luiz Gustavo Fernandes (PUCRS - Brasil)
7. Proposta de Avaliação Prática de Frameworks para a Distribuição de Redes de Aprendizado Profundo
Ana Luisa Solorzano (UFRGS - Brasil), Lucas Mello Schnorr (UFRGS - Brasil)
8. Comparação de Desempenho de uma Implementação Simples do Algoritmo de Treinamento de Rede Neural em GPU
Marcelo De Felice Lima (UFPR - Brasil), Wagner Zola (UFPR - Brasil)
1. Impactos da Adoção de Infraestruturas de Nuvem no Desenvolvimento de Pesquisas Acadêmicas
Maicon Santos (UFPEL - Brasil), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPEL - Brasil)
2. Investigando a aplicação de ferramentas de Edge Computing na área de Indústria 4.0
Matheus da Silva (PUCRS - Brasil), César A. F. De Rose (PUCRS - Brasil)
3. Análise Experimental dos Modos de Balanceamento de Réplicas para o HDFS Balancer
Rhauani Fazul (UFSM - Brasil), Patricia Pitthan Barcelos (UFSM - Brasil)
4. Análise dos Impactos de Ataques DoS em Blockchain Hyperledger Hospedadas em Máquinas Virtuais
João Battisti (UDESC - Brasil), Charles Miers (UDESC - Brasil)
5. Controle e Rastreamento de Equipamentos de Mobilidade Urbana com Análise de Comportamento em Nuvem
Andre Sales Mendes (Universidad de Salamanca - Espanha), Luis Augusto Silva (Universidad de Salamanca - Espanha), Bruno da Silva (UNIVALI - Brasil), Valderi Leithardt (Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal), Gabriel Villarrubia González (Universidad de Salamanca - Espanha)
Data: 15/04/2021 Horário: 15h30min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Descrição:
O Women in HPC é a maior comunidade internacional de mulheres em HPC, com o intuito de encorajar mulheres na área, promover conexões, e oferecer suporte através de bolsas, programa de mentoria e organização de eventos, como o WHPC Workshop que acontece anualmente no Supercomputing. Este ano, foi iniciado na UFRGS, junto à UFSM, o Women in HPC Affiliate, o primeiro afiliado da WHPC da América Latina (capítulos e afiliadas no mundo). O objetivo é criar uma comunidade de mulheres pesquisando ou trabalhando em HPC na região sul do país, buscando trocar experiências na área, organizar ações para apresentar HPC para alunos de graduação e promover um ambiente acolhedor e diverso em HPC.
Haverá um breve momento para apresentação do Affiliate, seguido de uma roda de conversa sobre mulheres em HPC. O encontro será aberto a todas e todos participantes do evento!
Saiba mais sobre os affiliates da WHPC em: Women in HPC.
Descrição: A maratona de programação paralela da ERAD/RS 2021 será realizada no modelo remoto assíncrono. A maratona terá seu início no dia 14/04 às 13h30 na Sessão de Abertura da Maratona de Programação Paralela, na qual será explicado o funcionamento da maratona. Após o início, as equipes terão até as 23h00 do dia 15/04 para entregar a sua solução final. Serão disponibilizadas GPUs Volta para o desenvolvimento e testes das soluções elaboradas pelas equipes. Toda a comunicação entre as equipes e a coordenação da Maratona de Programação Paralela será realizada pelo Discord (Canal Discord ERAD/RS).
Para participar, os membros da equipe devem estar inscritos na ERAD/RS 2021 via (Inscricões ERAD/RS 2021) e preencher o formulário eletrônico (Inscrições Maratona).
Abertura da Maratona de Programação Paralela
Data: 14/04/2021 Horário: 13h30min Local: [WebConf RNP - Sala 1]
Checkpoint da Maratona de Programação Paralela
Data: 15/04/2021 Horário: 19h00min Local: Canal da Maratona no (ERAD/RS Discord)