ÍNDICE
CHAMADA DE TRABALHOS

Apresentação
Chamada de Trabalhos [encerrada]
Organização
Histórico
Inscrições
Programa
Contato
Prestação de Contas

English version


PROMOÇÃO

Sociedade Brasileira de Computação

em cooperação com
Association for Computing Machinery   ACM Special Interest Group on Hypertext, Hypermedia and the Web

REALIZAÇÃO

DI/PUC-Rio    DIMAP/UFRN

APOIO

Comitê Gestor da Internet no Brasil
CAPES   CNPq   
Microsoft   Google   hirix Technologies   
FARN   SECTUR   Natal  


ATENÇÃO: para os autores que estão redigindo seus trabalhos em português utilizando formato Latex, encontra-se disponível no endereço http://www.telemidia.puc-rio.br/webmedia2006/arquivos/modeloLatex.zip um estilo que segue o formato da ACM, mas que corrige alguns problemas de separação de sílabas e citação para a nossa língua.

O WebMedia é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, constituindo-se no mais importante fórum de debates para pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia e Hipermídia no Brasil.

Em 2006, o evento contará com as seguintes atividades, para as quais autores são convidados a submeter trabalhos originais, contendo resultados de suas atividades de pesquisa científica ou tecnológica:

Artigos Completos e Artigos Resumidos

Autores são convidados a submeter trabalhos originais, contendo resultados de suas atividades de pesquisa científica ou tecnológica, na categoria "Artigos Completos" ou na categoria "Artigos Resumidos". Cada submissão será avaliada por três ou mais especialistas nacionais e/ou internacionais. Os temas de maior interesse incluem, mas não estão restritos, aos seguintes:

    - Arquitetura, serviços e aplicações
    - Banco de dados, armazenamento e recuperação
    - Bibliotecas digitais
    - Browsers e máquinas de apresentação
    - Comércio eletrônico
    - Computação móvel, ubíqua e pervasiva
    - Criação, análise, armazenamento e distribuição de conteúdo
    - Desenvolvimento de software usando técnicas multimídia
    - Engenharia de documentos, incluindo autoria, análise, edição e interface com o usuário
    - Engenharia Web
    - Metadados
    - Métricas e métodos de avaliação de desempenho e confiabilidade
    - Multimídia em sistemas distribuídos (rede) e QoS
    - Padrões, modelos e linguagens de especificação de documentos
    - Processamento de sinais e codificação
    - Segurança e privacidade
    - Serviços multimídia na Web (IPTV, VoIP etc.)
    - Sincronização temporal e espacial
    - Sistemas multimídia P2P e "streaming"
    - Sistemas operacionais multimídia
    - Trabalho cooperativo
    - TV digital
    - Visualização
    - Web semântica

A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica. Autores devem usar o sistema JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br). Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, somente em formato PDF. A formatação do texto deve seguir o padrão ACM (consultar em http://www.acm.org/sigs/pubs/proceed/template.html) e não deve ultrapassar o número de páginas conforme a categoria:

    - Artigos completos (10 páginas)

    - Artigos resumidos (3 páginas)
Datas importantes
Submissão de artigos completos 28/07/2006 [prazo encerrado]
Notificação aos autores de artigos completos 16/09/2006
Submissão de artigos resumidos 24/09/2006 [prazo encerrado]
Versão final dos artigos completos 29/09/2006
Notificação aos autores de artigos resumidos 09/10/2006

Cabe observar que os artigos resumidos deverão ser submetidos para avaliação já em sua versão final.

V Sessão de Ferramentas e Aplicações

A Sessão de Ferramentas e Aplicações tem sido promovida tradicionalmente como um dos eventos integrantes do WebMedia. A Sessão constitui um importante fórum onde participantes da academia e da indústria podem apresentar seus últimos produtos ou protótipos. Os artigos submetidos à Sessão serão revisados por pares do Comitê de Avaliação e as ferramentas/aplicações selecionadas serão apresentadas e demonstradas durante o evento.

Convidamos todos os interessados a submeterem trabalhos sobre os tópicos de interesse do WebMedia 2006, descritos acima.

Os trabalhos descrevendo as ferramentas/aplicações deverão ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br). É fortemente recomendado que o autor disponibilize eletronicamente a ferramenta/aplicação (ou uma versão adequada da mesma) na Internet durante o período de avaliação dos artigos. Artigos submetidos à Sessão de Ferramentas e Aplicações do WebMedia 2006 devem ser originais, não podendo ter sido submetidos simultaneamente a outras conferências ou periódicos, nem publicados em outro veículo. A aceitação de um artigo implica que pelo menos um autor fará a inscrição no simpósio para apresentá-lo.

O artigo descrevendo a ferramenta/aplicação deverá abordar, pelo menos, e de forma clara:

    (i) o objetivo da ferramenta/aplicação;
    (ii) a sua arquitetura; e
    (iii) a descrição das principais funcionalidades.

Os artigos não deverão exceder 3 (três) páginas, incluindo todas as figuras, referências e apêndices, e deverão seguir o formato da ACM (vide http://www.acm.org/sigs/pubs/proceed/template.html). Artigos poderão ser submetidos em português ou inglês. Todos os artigos devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF).

Datas importantes
Submissão dos Artigos 21/08/2006 [prazo encerrado]
Notificação 18/09/2006
Versão final 29/09/2006

Pedidos de informação devem ser encaminhados para a Coordenadora da Sessão de Ferramentas e Aplicações, Profa. Flávia Delicato (DIMAp - UFRN), através do e-mail flavia.delicato@dimap.ufrn.br.

Pôsteres

A Sessão de Pôsteres constitui uma oportunidade para pesquisadores e profissionais apresentarem pesquisa recente obtendo retorno de seus pares em um modo informal.

Os resumos dos pôsteres deverão conter no máximo 2 páginas com a descrição da teoria, da tecnologia ou do método envolvidos no trabalho. A submissão de resumos será exclusivamente eletrônica, através do sistema JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br). Os resumos podem ser escritos em português ou inglês. A formatação do texto deve seguir o padrão ACM (consultar em http://www.acm.org/sigs/pubs/proceed/template.html) e não deve ultrapassar o número de páginas estabelecido. Considera-se que os resumos são submetidos já em sua versão final, não havendo a submissão de uma nova versão no caso da aceitação do trabalho. Portanto, as instruções quanto ao formato devem ser seguidas rigorosamente. Somente serão aceitos artigos em formato PDF. Os resumos aceitos serão incluídos nos Anais do Simpósio.

Ao menos um autor de cada artigo aceito deverá inscrever-se na conferência para apresentação do pôster. As instruções para a confecção dos pôsteres estarão disponíveis em breve neste site.

Datas importantes
Submissão dos Artigos 24/09/2006 [prazo encerrado]
Notificação 09/10/2006

Pedidos de informação devem ser encaminhados para a Coordenadora da Sessão de Pôsteres, Profa. Flávia Delicato (DIMAp - UFRN), através do e-mail flavia.delicato@dimap.ufrn.br.

VI Workshop de Teses e Dissertações em Andamento

O Workshop de Teses e Dissertações do WebMedia (WTD-Webmedia) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e doutorado, em andamento, nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. O objetivo deste evento é propiciar um ambiente construtivo para discussões, onde não somente os alunos possam ter uma avaliação de seus trabalhos em fase de realização, mas tenham também acesso a um panorama da pesquisa no País, estimulando a integração e cooperação de pesquisadores nesta área, e dando maior visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial.

Todos os trabalhos submetidos ao WTD-WebMedia serão avaliados por membros de um Comitê de Avaliação. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o Workshop e receberão opiniões e críticas de pesquisadores da área de Sistemas Multimídia e Web, bem como da comunidade presente. Espera-se a participação ativa dos alunos no conjunto dos trabalhos do workshop, permitindo ao final do evento identificar as principais áreas de pesquisa no País, promover a integração entre as Universidades e entre alunos e professores.

Autores são convidados a submeter trabalhos originais, contendo as propostas e resultados parciais de suas atividades de pesquisa científica ou tecnológica. Os temas de interesse são os mesmos do simpósio e podem ser encontrados acima.

A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica, através de um resumo estendido caracterizando o trabalho de mestrado/doutorado.

Autores devem usar o sistema JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br). Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, somente em formato PDF. A formatação do texto deve seguir o padrão ACM (vide http://www.acm.org/sigs/pubs/proceed/template.html) e não deve ultrapassar uma folha de rosto mais 4 páginas de conteúdo.

A folha de rosto deve conter as seguintes informações:

    - Título
    - Nome do aluno
    - Nome do orientador
    - Nível (mestrado ou doutorado)
    - Universidade / Programa de pós-graduação
    - Ano de ingresso no programa
    - Época esperada de conclusão
    - Resumo

O conteúdo do trabalho deve iniciar logo em seguida, e deve abranger os seguintes itens:

    - Objetivos
    - Trabalhos e iniciativas similares
    - Metodologia utilizada
    - Estado atual da pesquisa
    - Resultados atingidos e esperados
    - Relevância e aplicabilidade das contribuições

A aceitação do trabalho implica a inscrição na conferência e apresentação do mesmo, já que o workshop caracteriza-se como um fórum de debate sobre trabalhos em andamento.

Datas importantes
Submissão dos Artigos 18/08/2006 [prazo encerrado]
Notificação 18/09/2006
Versão final 29/09/2006

Pedidos de informação devem ser encaminhados para o Coordenador do Workshop de Teses e Dissertações, Prof. Valter Roesler (UNISINOS), através do e-mail roesler@unisinos.br.

III Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica

O Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de pesquisas em desenvolvimento, por estudantes de graduação, nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. O principal objetivo é reforçar a comunicação e troca de conhecimentos sobre as pesquisas entre os estudantes, estimulando seu engajamento no cenário nacional do estado da arte em pesquisas da área. O evento objetiva também proporcionar visibilidade dos atuais e potenciais pesquisadores para as comunidades acadêmica e industrial.

Os autores estão convidados a submeter seus trabalhos em andamento, contendo propostas e resultados parciais de suas atividades de pesquisa tecnológica ou científica. Os artigos submetidos serão revisados por um comitê de avaliação e os trabalhos selecionados serão apresentados durante o WTIC. Dessa forma, a aceitação dos artigos irá requerer que o estudante inscreva-se no evento para apresentar o trabalho.

Para submeterem seus artigos, os autores devem usar o sistema JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br). Os artigos podem estar escritos em inglês ou em português, mas somente serão aceitos arquivos em formato PDF. Os artigos devem estar de acordo com as orientações de estilo da ACM ( veja em http://www.acm.org/sigs/pubs/proceed/template.html) e deverão conter no máximo 3 páginas.

Datas importantes
Submissão dos Artigos 25/08/2006 [prazo encerrado]
Notificação 18/09/2006
Versão final 29/09/2006

Pedidos de informação devem ser encaminhados para a Coordenadora do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica, Profa. Renata Pontin M. Fortes (ICMC-USP), através do e-mail renata@icmc.usp.br.

Mini-cursos (em conjunto com o IHC2006 e o SBSC2006)

Os minicursos, a serem apresentados em Português, devem ter como público alvo os estudantes de graduação, de pós-graduação e/ou profissionais da área e devem abordar tópicos relacionados aos temas de interesse dos simpósios (visite os respectivos websites IHC2006, SBSC2006 e WebMedia2006). Propostas interdisciplinares são bem vindas.

Para cada minicurso selecionado será publicado um texto de aproximadamente 40 páginas em um livro dedicado aos minicursos do evento. O texto deverá seguir o formato da SBC para capítulos de livros. Para obter o template do formato clique aqui e escolha a opção "Modelo para publicação de capítulos de livros".

As propostas são para minicursos de 8 horas de duração, devem limitar-se a três páginas, incluindo o seguinte:

    (i) um resumo,
    (ii) uma indicação de público-alvo, com especificação e justificativa de pré-requisitos, e dos eventos (um ou mais entre IHC, SBSC e WebMedia) a que estaria melhor relacionado,
    (iii) um sumário com texto explicando o que será coberto em cada tópico,
    (iv) uma indicação de por que o curso é interessante e deve atrair a atenção do público alvo,
    (v) as biografias dos autores,
    (vi) indicação de qual autor apresentará o curso,
    (vii) os recursos audio-visuais necessários.

Um apresentador para cada curso terá inscrição no evento, como cortesia, e receberá acomodação e transporte.

Datas importantes
Submissão de propostas 26/06/2006 [prazo encerrado]
Notificação 04/07/2006
Versão final com o texto completo para publicação 22/09/2006

As propostas, assim como as versões finais, devem ser encaminhadas por email para cesarteixeira@gmail.com

Tutoriais

Os Tutoriais, a serem apresentados em Inglês, devem ter como público alvo os estudantes de graduação E/OU de pós-graduação; devem cobrir tópicos de interesse relacionados a Web e Multimidia em geral.

As propostas dos tutoriais, devem incluir:

    (i) um resumo
    (ii) uma descrição da audiência-alvo, incluindo os conhecimentos pré-requisitos
    (iii) um sumário em alto-nível explicando o que será coberto em cada tópico
    (iv) a biografia do autor
    (v) os requisitos audio-visuais necessários.

Fale Conosco

Dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço webmedia2006@telemidia.puc-rio.br