A principal organização acadêmica sobre Colaboração no Brasil
Conheça mais sobre a CESCOrganizamos diversas ações políticas e institucionais sobre Sistemas Colaborativos no âmbito do país.
Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos é realizado desde 2003, reunindo pesquisadores do Brasil e do mundo que apresentam e discutem os avanços da área.
Workshop de Colaboração Online surgiu em 2020 durante a pandemia de COVID-19 para reunir a comunidade, instituições de ensino e empresas interessadas no tema de Colaboração Online.
1º Workshop de Tecnologias para Colaboração organizado no Brasil dentro do WEBMIDIA no início dos anos 2000 e que originou posteriormente o SBSC.
Oferecemos diversas contribuições para área como: Livro texto da área, lista de discussões e eventos.
Com a popularização de mecanismos de colaboração via Web e popularização da internet, cresce ainda mais a importância de estudos teóricos e empíricos, envolvendo aspectos sociais e técnicos, sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para o desenvolvimento, o uso e os impactos de tecnologias colaborativas em organizações, comunidades e na sociedade.
Além disso, a discussão sobre tecnologias colaborativas é multidisciplinar e pode se valer da contribuição de diversas subáreas da Computação, tais como Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos etc. Além disso, subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística etc. podem ampliar as discussões de questões não técnicas da Computação.
O objetivo central da área é promover discussões que envolvam, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias colaborativas, a investigação de como a colaboração mediada pelas diferentes tecnologias ocorre na prática, e a aplicação dessas tecnologias em diversos domínios. Alguns exemplos atuais dessas tecnologias incluem:
A SBC, Sociedade Brasileira de Computação, é uma Sociedade Científica sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil.
A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil, contribuindo para a formação do profissional da Computação com responsabilidade social. Para a organização e divulgação de atividades, ações e eventos científicos, técnicos, educacionais e políticos, a SBC mantém uma estrutura de três tipos de Grupos Temáticos (GT), que são as Grandes Áreas (GA), as Comissões Especiais (CE) e os Grupos de Interesses (GI). Estes grupos reúnem associados com interesses comuns numa subárea da computação.
Você está acessando o site da CESC, Comissão Especial (CE) de Sistemas Colaborativos (SC) da SBC, que representa um grupo de associados da SBC que compartilham dos interesses e valores nesta determinada área da Computação.