CEIHC > Noticias Posts > , , > IHC 2020: XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

por Carol Queiroz & Maria Lúcia Vilella

Aconteceu em outubro de 2020, de 26 a 30, no Ciberespaço, a XIX edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2020). O evento atraiu mais de 200 participantes online (Figura 1), entre profissionais (77), estudantes de graduação (39) e de pós-graduação (84) e professores da educação básica (4). Além desses, 2 participantes pela modalidade Day Pass. O IHC 2020 foi patrocinado por NIC.BR, CGI.BR e ACM SIGCHI; e apoiado por SIGCHI e ACM in cooperation.

Figura 1: Participantes por região brasileira

Com o histórico de ser realizado em cidades grandes e médias, depois de mais de 20 anos de pesquisa da comunidade de Interação Humano-Computador no Brasil, a ideia inicial era de que o evento acontecesse, pela primeira vez, em uma cidade de pequeno porte (Diamantina – MG). No entanto, com a situação inesperada da COVID-19, a organização do evento entendeu que o melhor seria mudar o seu formato e vivenciar uma nova experiência de realizar o evento online.

A organização geral ficou sob responsabilidade das professoras Caroline Queiroz Santos e Maria Lúcia Bento Villela, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Na organização científica, as responsáveis foram as professoras Isabela Gasparini (UDESC) e Tayana Conte (UFAM).

Resumo em números:
* Artigos completos. Submetidos: 106; Aceitos: 37
* Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes em IHC. Submetidos: 49 + 7 (indicados da trilha de Artigos Completos); Aceitos: 23
* Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC). Submetidos: 7; Aceitos: 5
* Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS). Submetidos: 17; Aceitos: 6.

Na Figura 2 está uma visualização das instituições às quais os participantes do IHC 2020 são filiados. É possível observar a participação de universidades de todas as regiões brasileiras, com destaque para UFPR, UFC, UFVJM e UFAM.

Figura 2: Universidades presentes no IHC 2020

O evento aconteceu, majoritariamente, de forma síncrona, com apresentação de trabalhos e palestras online por meio da ferramenta Zoom, algumas transmitidas também pelo Youtube,  além de momentos de conversa entre os participantes em momentos assíncronos, na ferramenta Discord, que permitiu uma maior troca de experiências e compartilhamento rápido de informações. Além disso, contamos com ambientes de interação no Padlet, com apresentações dos participantes, espaço kids e Pet Parade.

Entre os pontos altos do evento, podemos destacar as palestras dos convidados, as premiações e os social breaks (Figura 3). Os participantes inscritos no 1° lote receberam um Kit Coffee-Break personalizado, contendo uma caneca, um button, 1 sachê de café e 1 sachê de chá. Tivemos dois Keynote Speakers (Figura 4): Pejman Mirza-Babaei (Ontario Tech University) e Simone Barbosa (PUC Rio), cujas palestras foram transmitidas também pelo Youtube. Após a palestra da profa Simone Barbosa, fizemos a entrega do prêmio Carreira de Destaque em IHC da CEIHC para a palestrante, pela sua brilhante e inspiradora trajetória profissional no Brasil e no exterior, contribuindo significativamente para o crescimento da comunidade brasileira de IHC (Figura 5).

Figura 3: Alguns dos social breaks do IHC 2020

Figura 4: Palestrantes do IHC 2020

Figura 5: Premiação da profa. Simone Barbosa

Por sua participação em todas as edições do IHC, a profa. Milene Selbach Silveira (PUCRS) foi homenageada com uma Medalha de Reconhecimento.

Figura 6: Entrega da Medalha de Reconhecimento para a profª. Milene Silveira

O IHC 2020 foi marcado pela emoção da comunidade em estar reunida em um ano tão difícil para a humanidade, por conta do distanciamento social. O evento já é esperado, tradicionalmente, pelos pesquisadores e interessados na área, para troca de conhecimentos e experiências, além da interação social, que é sempre marcante. Da cerimônia de abertura à de encerramento, foram muitos os momentos e espaços para vivenciarmos, a distância, as interações que seriam presenciais. Pela intensa participação durante os 5 dias do evento, podemos dizer que o IHC 2020 foi um sucesso. A SBC, a CEIHC e a comunidade agradeceram às organizadoras com lindas e emocionantes homenagens. Alguns registros desses momentos podem ser vistos nas fotos abaixo.