CEIHC > Noticias Posts > IHC 2022: XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

Por Kamila Rodrigues, Ticianne Darin, Maria Vilela e Caroline Queiroz

Em 2022, após dois anos acontecendo remotamente, devido à pandemia do COVID-19, na vigésima primeira edição do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2022) a comunidade brasileira finalmente se reuniu presencialmente em Diamantina, uma pequena e charmosa cidade do estado de Minas Gerais. O evento aconteceu pela primeira vez em uma pequena cidade, nos 20 anos da comunidade brasileira de pesquisa em Interação Humano-Computador.

O IHC 2022 convidou a comunidade científica a explorar “Os Caminhos da Interação“. O tema referiu-se aos caminhos que os membros da comunidade de IHC percorreram para se encontrarem em Diamantina e, também, aos caminhos que a pesquisa em IHC tem traçado no Brasil e no mundo. Fazendo alusão aos caminhos que convergem e se cruzam para um objetivo comum na pesquisa em IHC, os caminhos de pesquisa em Interação Humano-Computador no Brasil têm sua junção mais significativa durante o nosso simpósio nacional. Ao longo dos anos, o IHC tem sido um grande fórum onde a comunidade científica apresenta e discute ideias para avançar na pesquisa sobre design, uso e avaliação de tecnologias para melhorar a vida das pessoas e seu impacto na sociedade  – e esse ano não foi diferente!

Ficamos felizes em ter dois palestrantes muito especiais no IHC 2022: o professor Gilbert Cockton (ACM Distinguished Speaker) desafiando a comunidade com uma palestra sobre “O que descobri em uma escola de design que muitos em computação não sabem – e alguns podem não aceitar”; e a professora Raquel Prates (UFMG) com palestra profundamente ligada ao tema do IHC2022: “Caminhos da Colaboração: No meio do caminho, havia um sistema”. A professora Raquel foi agraciada pela CEIHC com o prêmio Carreira Destaque em IHC. As pessoas agraciadas são escolhidas pela CEIHC entre aquelas cuja carreira é pontuada por desempenho extraordinário nos seguintes quesitos: contribuição científica na área de IHC, projetos científicos ou educacionais de alta relevância social, Influência e formação de pesquisadoras e pesquisadores na área de IHC, Serviço à comunidade brasileira de IHC e Inserção e reconhecimento internacional.

Com um comitê de programa composto por pesquisadores de diferentes disciplinas, atuando na academia e na indústria, em todas as regiões geográficas do Brasil, bem como pesquisadores de instituições de outros países, a programação do IHC foi bastante rica e diversa esse ano. O IHC 2022 contou com as trilhas clássicas, como a Trilha de Pesquisa e a Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes, que foram mantidas na programação reduzida nas duas edições online do IHC que aconteceram durante a pandemia. Este ano, a Trilha de Pesquisa teve 77 trabalhos válidos, dos quais 28 (36,4%) foram aceitos e 4 (5,2%) foram aceitos condicionalmente. A Trilha de Ideias Inovadoras recebeu 31 submissões válidas de artigos completos e aceitou 8 artigos (25,8%). A aceitação condicional foi introduzida neste ano, visando tornar o IHC 2022 um evento mais inclusivo, dando aos autores a oportunidade de aprimorar pontos específicos de seus trabalhos e reenviar a versão atualizada.

Além disso, a variedade de trilhas que tradicionalmente caracteriza o evento voltou durante o IHC 2022. Este ano, o programa abriu inscrições para Pôsteres e Demonstrações, com vinte e uma apresentações, fomentando a discussão dos trabalhos em andamento durante o evento. O IHC na Prática também retornou, trazendo seis artigos apresentando experiências de aplicação de IHC em casos reais. A chamada para Workshops resultou na primeira edição do “Workshop on Interactions with Data Experiences (WIDE)”. A chamada de Minicursos trouxe quatro cursos para enriquecer a programação do IHC 2022: “Como organizar hackathons inclusivos?”, “Introdução à implementação de acessibilidade no User Experience Design”, “Pensando em fazer personas ágeis + Fluxo de tarefas + Exploração de ideias” e “Usando TAM em ciclos de vida de aplicativos computacionais”. A Trilha de Artigos Internacionais propiciou uma riquíssima discussão entre autores e uma instigante troca de experiências sobre o espaço da comunidade brasileira internacionalmente, a partir da apresentação de dez artigos publicados em periódicos e congressos internacionais da área.

O Workshop de Teses e Dissertações (WTD-IHC) trouxe três trabalhos de mestrado e cinco de doutorado em andamento, promovendo a troca de ideias, integração e colaboração entre alunos e pesquisadores. A Competição de Design criou um espaço para estudantes e profissionais apresentarem soluções criativas para problemas práticos com cinco relatórios finalistas, entre equipes de graduação e pós-graduação. Por fim, o IHC 2022 convidou dois dos tradicionais fóruns da comunidade brasileira de IHC: o Workshop de Educação em IHC (WEIHC), que discutiu o tema “Caminhando, ensinando e acolhendo saberes no ensino de IHC”; e o Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador para a Rede Social (WAIHCWS) abordando o tema “Acessibilidade para Inclusão na Rede Social”.

O IHC 2022 teve um clima emocionante, marcado pela alegria do reencontro, após dois longos anos de distanciamento. O evento foi recheado de programações que permitiram que a comunidade cruzasse os caminhos – não só da pesquisa, mas da linda cidade de Diamantina e seus arredores – nos ajudando a manter antigos laços, construir novos vínculos e renovar a força da nossa comunidade.