CEIHC > Noticias Posts > , , > IHC 2021: XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

Por Marcelle Mota, André Freire, Ingrid Monteiro, Kamila Rodrigues e Ticianne Darin


Aconteceu em outubro de 2021, de 18 a 22, online, a XX edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2021). O evento atraiu mais de 242 participantes online, entre profissionais (58), estudantes de graduação (64) e de pós-graduação (82) e professores da educação básica (07). O IHC 2021 foi patrocinado por NIC.BR, CGI.BR, ACM SIGCHI in cooperation, Balsamiq, Sidia e Tokenlab; e apoiado por IBM Research. Você pode ver as solenidades de abertura e de encerramento do evento no canal do youtube.


Esta 20ª edição, desde sua origem, organizada e realizada de forma totalmente online apresentou muitos desafios, mas também uma oportunidade de atingir públicos diversos e aumentar a inclusão de diferentes pessoas e regiões do país. Neste contexto, o tema do evento, “Interação do Caburaí ao Chuí”, foi pensado para celebrar ainda mais a diversidade na pesquisa e cultura que, ao longo dos anos, construiu no Brasil uma comunidade de IHC sólida, multifacetada e plural. Assim como a população no nosso país, a comunidade de IHC brasileira é composta por diferentes cores, sotaques e costumes – uma riqueza de fatores humanos que reflete na diversidade das nossas pesquisas. A Figura 1 nos permite visualizar a quantidade de participantes por estados no Brasil, com destaque para Ceará e São Paulo.


Figura 1: Participantes por estado


A organização geral ficou sob responsabilidade das professoras Ingrid Teixeira Monteiro (UFC), Kamila Rios da Hora Rodrigues (USP) e Ticianne de Gois Ribeiro Darin (UFC). Na organização científica, os responsáveis foram os professores André Pimenta Freire (UFLA) e Marcelle Pereira Mota (UFPA).

Confira a seguir um resumo do evento em números:
* Trilha de pesquisa. Submetidos: 77; Aceitos: 9.
* Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes em IHC. Submetidos: 44 + 3 (indicados da trilha de pesquisa); Aceitos: 26.
* Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC). Submetidos: 19; Aceitos: 10.
* Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS). Submetidos: 12; Aceitos: 6.
* Competição de avaliação (pós-graduação): Submetidos: 2; Aceitos: 2 .
* Competição de avaliação (graduação): Submetidos: 3; Aceito: 1 .
* Concurso de Teses e Dissertações (teses): Submetidos: 2; Aceito: 1 .
* Concurso de Teses e Dissertações (dissertações): Submetidos: 10; Aceitos: 5.

 


Pela primeira vez, foi organizado o Concurso de Teses e Dissertações em IHC, que concedeu o Prêmio Junia Coutinho Anacleto, em homenagem a esta professora que atuou, com pioneirismo, na orientação de trabalhos científicos na área de IHC, com significativo legado e contribuição na formação de inúmeras pesquisadoras e pesquisadores em IHC no Brasil.


Em 2021, a organização do IHC criou uma Coordenação de Acessibilidade responsável por garantir que o conteúdo do evento fosse acessível para todos os seus participantes. Foram desenvolvidos diversos materiais de apoio, conteúdo de divulgação nas mídias sociais e materiais educativos para que a conscientização sobre a acessibilidade melhorasse.


Além disso, tivemos a primeira edição do IHCzinho. Foi uma iniciativa para envolver as crianças no evento. Vários pesquisadores estavam em home office tendo que cuidar de tudo relacionado ao trabalho e a família ao mesmo tempo durante a pandemia. Nesse sentido, nada melhor do que nos permitir conhecer as pessoas da família, os fazendo contar histórias desenvolvendo uma atividade super interativa.


Figura 2: Submissões por Estado (1o. Autor) – Trilhas de Pesquisa e Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes


Na Figura 2 está uma visualização dos estados dos participantes do IHC 2021 que enviaram artigos para o evento nas trilhas principais. Vale destacar que os locais com mais participação em submissões são os estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.


O evento aconteceu, majoritariamente, de forma síncrona, com apresentação de trabalhos e palestras online por meio da ferramenta Hopin, algumas transmitidas também pelo Youtube, além de momentos de conversa entre os participantes em momentos assíncronos, no canal do evento da ferramenta Discord, que permitiu uma maior troca de experiências e compartilhamento rápido de informações. Além disso, contamos com ambientes de interação no Padlet, com apresentações dos participantes, espaço kids e Pet Parade.

 

O IHC 2021 contou com a participação de quatro palestrantes: Ben Shneiderman (University of Maryland), Jennifer Preece (University of Maryland), Helen Petrie (University of York) e Milene Silveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Grande do Sul). A professora Milene Silveira foi homenageada com o Prêmio “CEIHC de Atuação de Destaque” 2021. O Prêmio “CEIHC de Atuação de Destaque” é atribuído a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento, fortalecimento e êxito da Comunidade Brasileira de Interação Humano-Computador em diversas funções e aspectos, atuando em papéis de liderança, representando a comunidade no Brasil e no exterior, e que contribuíram para práticas inovativas em alguns dos diversos tópicos de pesquisa em IHC. O Prêmio aconteceu pela primeira vez em 2021.


Por fim, o IHC 2021 contou ainda com dois painéis: “IHC na indústria: oportunidades e desafios“, onde participaram representantes da indústria e “Acessibilidade no discurso ou na ação: Quem é você na fila do pão?“, onde conversamos sobre as dificuldades de se colocar em prática as questões de acessibilidade conhecidas na teoria.


O IHC 2021 foi marcado pela saudade por conta do segundo ano de distanciamento social. Mesmo assim, foi um momento de celebração pelos 20 anos de evento, um momento especial para os pesquisadores e estudantes que tiveram a oportunidade de participar sem os custos de viagem e hospedagem.


A esperança do reencontro foi renovada para que o IHC 2022, na cidade de Diamantina-MG, seja nosso ponto de (re)encontro, com o retorno seguro às atividades presenciais, que tanto fez falta à nossa comunidade nos anos anteriores.