GT Científico

CEIHC > Documentos > GT Científico

Apresentação

Pelo regimento da CEIHC, aprovado na Assembleia da Comunidade durante o IHC+CLIHC’2011, o comitê gestor tem a prerrogativa de indicar responsáveis para ajudá-lo a atender a demandas específicas. Estas pessoas ocupam oficialmente postos consultivos na CEIHC, com mandato co-extensivo ao do coordenador da comissão. O GT de Perfil Científico é uma comissão ad hoc criada pelo Comitê Gestor da CEIHC, cuja missão é levantar e analisar o perfil científico da área de IHC no Brasil, além de oferecer ao Coordenador da CEIHC informações e propostas necessárias para que a Comissão cumpra seu objetivo maior de promover e divulgar o avanço desta área no país.

O GT foi coordenado até 2020 pelo Prof. Roberto Pereira (UFPR). Em outubro de 2021, a Prof. Luciana Salgado (UFF) assumiu o posto.

Ranking das Conferências relevantes para a área de IHC: 2019

Como demanda pela SBC, o GT Científico elaborou, em conjunto com a CEIHC, uma Planilha com a lista de Conferências relevantes para a comunidade de IHC destacando as Top 20 conferências mais importantes. Esse ranking foi elaborado com base na lista elaborada em 2018 com a consulta à comunidade. A planilha permite verificar os critérios adotados para a classificação, indicando a classificação Qualis prospectiva para cada veículo.

Periódicos, Conferências e Produtos relevantes para a área de IHC: 2018-2019

Na reunião das Comissões Especiais no CSBC 2018, em Natal, cada CE ficou responsável por elaborar um relatório com metacritérios e uma lista das conferências e periódicos relevantes para a área. A CEIHC constituiu um Grupo de Trabalho, liderado pelos professores Roberto Pereira (UFPR) e Luciana Salgado (UFF), e inspirado pelas discussões e trabalhos anteriores da Profª Clarisse de Souza (PUC-Rio), que definiu e aplicou um método para a elaboração das listas, produzindo um relatório técnico documentando e explicando todo o processo. O relatório foi encaminhado à SBC e está disponível para consulta pública: Metacritérios e Lista de Recomendação CEIHC


Documentos da Área de CC

O primeiro documento de área para a Ciência da Computação usado como referência pelo GT foi o do triênio 2007-2009. Pode ser encontrado no seguinte endereço:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/COMPUTACAO_05mar10.pdf

A CAPES disponibiliza documentos de áreas mais recentes neste endereço:

http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/documentos-de-area/91-conteudo-estatico/avaliacao-capes

Para consultar veículos qualificados da área de IHC no Qualis corrente, pode-se utilizar o WEBQUALIS.

Sugerimos que os pesquisadores da área de Computação usem, por exemplo, esta estratégia:

  1. Um busca por área (área = ‘Ciência da Computação’) sem definição de estrato
  2. Na página montada (com todos os veículos qualificados da área), fazer uma busca pelo browser, procurando termos ou substrings representativos da área tais como:
    • behavio
    • ergo
    • human
    • interact
    • interface
    • user

 

HCIBib ACM SIGCHI HCI Bibliograpy

A HCIBib é maior e mais importante base webliográfica acadêmica da área, criada por Gary Perlman em 1998 como serviço à comunidade internacional de IHC e hospedada peloSpecial Interest Group on Computer-Human Interaction da ACM (ACM SIGCHI). Ela iclui não apenas periódicos e conferências centrais de IHC, como também de áreas afins tais como Sistemas Colaborativos, Sistemas Multimídia e outros.

Periódicos de interesse para a área (catálogo HCI Bib)

Conferências de interesse para a área (catálogo HCI Bib)