BUSCA:











A Inteligência Artificial é um campo de pesquisa cujo desenvolvimento tem um enorme impacto nas diversas atividades humanas, sendo, portanto, de importância científica, tecnológica e social inestimável, cada vez mais reconhecida pelas comunidades de pesquisa e pela sociedade em geral.  

A CEIA (Comissão Especial de Inteligência Artificial) é ligada à SBC e tem como objetivo reunir pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisa em IA. 

Um dos recursos mais importantes utilizados pelas comunidades de IA para promover o desenvolvimento da área é a realização de encontros e conferências para propiciar a troca de ideias e experiências e divulgar as pesquisas da comunidade interessada nessas áreas. A CEIA apoia à realização do Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), principal evento da área realizado anualmente e bastante concorrido no Brasil, e do Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC).

O evento Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), que ocorre desde 2012, resultou da combinação dos eventos científicos mais importantes do país, historicamente relacionados à Inteligência Artificial e Inteligência Computacional: Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) (SBIA, 21 edições) e Brazilian Symposium on Neural Networks (SBRN, 12 edições). O Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC) dá continuidade às edições do Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA, 10 edições), enriquecido pela fusão com a comunidade de Inteligência Computacional.

A cada dois anos ocorre, juntamente com o BRACIS/ENIAC, o Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTDIAC), com o objetivo de premiar e divulgar os melhores trabalhos de tese e dissertação desenvolvidos na área.

A CEIA mantém uma lista eletrônica para discussão e informes sobre o BRACIS, ENIAC e outros eventos afins, além de eventuais discussões de interesse desse vasto campo de pesquisa. A inscrição à lista é livre e pode ser feita através da sessão Listas de Discussão.



  • BRACIS 2016
    A quinta edição do evento Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e do Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC) ocorreu em Recife, de 9 a 12 de outubro de 2016. O evento contou com 290 inscritos. Para o BRACIS foram submetidos 175 artigos, o maior número de submissões registrado entre as últimas 3 edições do evento, com aceitação de 84 artigos. Para o ENIAC, foram submetidos 136 artigos dos quais 65 foram aceitos. Os participantes tiveram oportunidade de assistir excelentes apresentações de palestrantes internacionais e nacionais como João Gama, Roberto Santana e Eduardo Raul Hruschka.

  • BRACIS 2016
    O Brazilian Conference on Intelligent System (BRACIS 2016) será realizado em Recife-PE, no período de 9 à 12 de Outubro de 2016. Em conjunto será realizado o XIII Encontro Naciontal de Inteligência Computacional (ENIAC), o 3rd KDMile - Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning e o X Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTDIAC).

  • BRACIS 2012
    O Brazilian Conference on Intelligent System (BRACIS 2012) reúne os seguintes importantes eventos científicos: XXI Brazilian Symposium on Artificial Intelligence - SBIA, XII Brazilian Symposium on Neural Network - SBRN e IX Encontro de Inteligência Artificial - ENIA 2012. O evento será realizado em Curitiba-PR, de 20 a 25 de outubro de 2012. Toda a comunidade de Inteligência Artificial e Redes Neurais está convidada.

    Organizadores:

    Conference General Chair: Aurora T.R. Pozo (UFPR)
    Local SBRN Chair: Aurora T.R. Pozo (UFPR) e Myriam Regattieri Delgado (UTFPR)
    Local SBIA Chair: Gustavo Alberto Giménez Lugo (UTFPR) e Marcos Castilho (UFPR)
    Local ENIA Chair: Emerson Cabrera Paraiso (PUCPR) e Júlio Cesar Nievola (PUCPR)
    Program SBRN Chair :Ana Carolina Lorena (UFABC)
    Program SBIA Chair: Marcelo Finger (USP) e Leliane Nunes de Barros (USP)
    Program ENIA Chair: Renato Tinós (FFCLRP, USP)


  • Revista CEIA+CERN+CELN+CER
  • Nos últimos meses a CEIA esteve envolvida com a criação de um periódico, em conjunto com a Comissão Especial de Linguagem Natural (CELN) e a Comissão Especial de Robótica (CER). A criação do periódico está sendo capitaneada pela Profa. Solange Oliveira Rezende (ICMC-USP).

    Recentemente tivemos também a oportunidade de discutir a criação do periódico com os colegas da Comissão Especial de Redes Neurais (CERN), que concordaram em se juntar a todos nós. Portanto o periódico será um esforço conjunto de uma grande área representada pela CEIA, CERN, CELN e CER. Isso é um resultado muito auspicioso.

    A discussão do nome do periódico foi complexa, pois já existem periódicos que "usam" vários dos possíveis nomes. O nome mais votado na CEIA, e com aprovação nas outras comissões é: Journal of Intelligent Systems, Natural Language, and Robotics (JISLaR).

    Esperamos que toda a comunidade se beneficie deste esforço, que nos permitirá ter mais um ponto de visibilidade para nossos trabalhos. (Fabio G. Cozman, pela CEIA)

  • Única conferência SBIA+SBRN
  • Durante o SBIA'2010, a plenária decidiu pela união do Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA) com o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais (SBRN). Após um processo de consulta à comunidade e discussão com a Comissão Especial de Redes Neurais, o nome escolhido para o evento conjunto SBIA+SBRN foi Brazilian Conference on Intelligent Systems.

    Naturalmente um nome não pode traduzir completamente todo o escopo de uma área complexa, mas esperamos que esse nome seja apropriado para agregar as comunidades e levar a uma maior projeção para nossas publicações.

    Manifestações da comunidade são bem-vindas, certamente teremos bom senso para ouvir e processar opiniões sobre esse assunto. (Comite gestor da CEIA: Fabio Gagliardi Cozman (coordenador), Augusto Loureiro da Costa, Antonio Carlos da Rocha Costa, Flavio Tonidandel, Francisco Carvalho, Heloisa de Arruda Camargo e Jacques Wainer)

  • ENIA 2011
    O ENIA 2011 é o oitavo de uma série de encontros bem sucedidos em Inteligência Artificial. Em 2011, o ENIA será realizado em conjunto com o CSBC - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação em Natal-RN, oferecendo um fórum para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentarem e discutirem as inovações, tendências, experiências e evolução no campo de Inteligência Artificial. O ENIA 2011 esta sendo coordenado por: Ronaldo Cristiano Prati, UFABC (coordenador geral); Graçaliz Pereira Dimuro, FURG (coordenadora de Comitê de Programa) e André Maurício Cunha Campos, UFRN (coordenador local).

  • A Profa. Dra. Maria Carolina Monard o Prêmio SBIA de Mérito Científico em IA durante o SBIA'2010 em São Bernardo do Campo, SP.
    O Prêmio SBIA de Mérito Científico destina a pesquisadores de Inteligência Artificial com reconhecida contribuição científica e/ou técnica em uma das várias áreas e especialidades da Inteligência Artificial. Esse prêmio foi inspirado no Prêmio de Mérito Científico da SBC e foi lançado durante as comemorações dos 50 anos de AI no IBERAMIA/SBIA/SBRN 2006.

    Pesquisadores foram indicados ao comitê gestor da CEIA pelos grupos de pesquisa do CNPq. As indicações foram analisadas por uma comissão julgadora. Em 2010 a comissão foi constituída pelos professores: Fernando Osório, Fábio Cozman e Liliane Nunes.

    O CV da premiada, fotos da entrega do prêmio durante o jantar do SBIA/SBRN/JRI em São Bernardo do Campo e um mapeamento da influência de formação da Profa. Carolina podem ser acessados aqui.

  • Homenagem da comunidade brasileira de IA ao Prof. Helder Coelho
    Homenagem da comunidade brasileira de IA ao Prof. Helder Coelho, da Universidade de Lisboa, por sua história de historia de cooperação com os vários grupos de IA do Brasil. O Professor Helder participa regularmente dos SBIA: sendo algumas vezes palestrante convidado, tanto do SBIA como do ENIA e esteve presente no primeiro SBIA, na UFRGS.

  • Celebração do XX SBIA
    Em 2010, o SBIA celebrou sua vigésima edição. Um documento especial contando a história do SBIA foi publicado e distribuído aos participantes.


  • SBIA 2010
    O SBIA 2010, que está em sua vigésima edição, será realizado em São Bernardo do Campo, de 24 a 28 de outubro.
    Site do evento: http://www.sbia10.fei.edu.br/

  • O Prof. Dr. Guilherme Bittencourt recebeu o Prêmio SBIA de Mérito Científico em IA durante o SBIA'2008 em Salvador
    O Prêmio SBIA de Mérito Científico destina a pesquisadores de Inteligência Artificial com reconhecida contribuição científica e/ou técnica em uma das várias áreas e especialidades da Inteligência Artificial. Esse prêmio foi inspirado no Prêmio de Mérito Científico da SBC e foi lançado durante as comemoraçoes dos 50 anos de AI no IBERAMIA/SBIA/SBRN 2006.

    Pesquisadores foram indicados ao comite gestor da CEIA pelos grupos de pesquisa do CNPq. As indicações foram analisadas por uma comissão julgadora. Em 2008 a comissão foi constituida pelo comite gestor da CEIA, os dois chairs do SBIA (Prof. Dr Gerson, COPPE-UFRJ como chair do Comitê de Programa e Prof. Augusto, UFBA, como chair do Comite de Organização) e a profa. Leliane, que foi a proponente do prêmio em 2006).

    O CV resumido do premiado e uma foto da entrega do prêmio durante o jantar do SBIA/SBRN/JRI em Salvador podem ser acessados aqui.

  • Mapeamento da comunidade de IA no Brasil
    Está sendo realizado um levantamento de dados mais detalhado para realizar um mapeamento das comunidades de brasileiros que trabalham com IA. Se você ainda não respondeu ao questionário clique aqui. Leva em torno de 3 minutos e você contribuirá para esse mapeamento. Futuramente, os resultados serão publicados nesta página.

© 1995-2019 CEIA - Comissão Especial de Inteligência Artificial da SBC